09 de agosto – SMEC inaugura duas escolas em Ilha de Maré

08 de ago de 2006 - dev

A Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, inaugura no dia 09 de agosto, às 9h30, as Escolas Municipais de Botelho e de Bananeiras, localizadas em Ilha de Maré.

A escola de Botelho foi reconstruída e possui quatro salas de aula para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, funcionando nos três turnos com capacidade para atender cerca de 300 alunos. Já a escola de Bananeiras, área remanescente de Quilombos, foi reformada para atender 250 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A Escola Municipal de Bananeiras foi cedida à SMEC pela Associação de Moradores de Bananeiras.

História – Bananeiras tem certificado pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de Quilombos, onde abrigou engenhos de açúcar, canaviais e senzalas. A extensa plantação de bananeiras serviu de denominação para a localidade.

O povoado de Botelho é uma homenagem ao advogado, político e poeta Manoel Botelho de Oliveira, que nasceu em Salvador em 1636. Foi vereador na Câmara de Salvador e Capitão-Mor nos distritos de Papagaio, Rio do Peixe e Gameleira. O poeta conviveu com Gregório de Mattos e versou sobre os temas correntes da poesia de seu tempo.