1º de junho- Agenda do secretário em São Paulo- Parceria com a OEI visa alfabetização de mulheres afro-descendentes

01 de jun de 2006 - dev

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Ciência e a cultura (OEI) será parceira da Secretaria Municipal da Educação e Cultura na alfabetização de mulheres afro-descendentes. A ação é resultado de uma reunião realizada hoje (01º de junho), em São Paulo, ente o secretário Ney Campello e o representante da OEI no Brasil, Jorge Werthein. De acordo com o IBGE, residem em Salvador 820.00 mulheres negras. Deste total, 213.000 são analfabetas ou analfabetas funcionais.

A ação será financiada pelo Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes, lançado em maio deste ano. O Fundo é uma parceria da Secretaria Municipal da educação e Cultura; Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e Ministério Público do Estado. Por meio deste Fundo serão destinados 5,6 milhôes, ou seja 2% do orçamento da SMEC para inclusão educacional e social de mulheres afro-descendentes.

O Fundo tem como principal objetivo formular, executar e financiar programas, projetos e ações que promovam o desenvolvimento e a inclusão educacional. A SMEC pretende combater a evasão escolar, e lograr a conclusão do ensino fundamental entre as mulheres afro-descendentes que vivem em situação de pobreza.

Para isto, serão implantados programas de melhoramento da qualidade do ensino, com adoção de currículos diferenciados, métodos alternativos de educação e gestão de unidades escolares. Além disso, serão inseridos modelos educacionais com a perspectiva de gênero, reconhecimento de diversidade cultural e respeito à diversidade étnica.

O Conselho Deliberativo foi composto pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello; secretário municipal da Reparação, Gilmar Santiago; Promotora da Cidadania e Educação, Márcia Virgens; Wanda Sá Barreto (Ufba); superintendente municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Helena Silva e o secretário de Relações Internacionais, Leonel Leal.

Violência nas escolas

Outro projeto que será desenvolvido entre a SMEC e a OEI é o mapeamento da violência nas unidades de ensino da rede municipal. Após este diagnóstico, serão elaboradas políticas públicas visando o enfrentamento da questão.