24 de julho – SMEC inaugura Fábrica do Saber

24 de jul de 2006 - dev

A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), inaugura a Fábrica do Saber Amélia Rodrigues. O evento será realizado nesta terça-feira (25), às 15 horas, no prédio da Telemar, localizado no Itaigara.

O objetivo da instituição é abrigar a Universidade Aberta da Educação (UNICED), espaço de formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino. A Fábrica do Saber também conta com um núcleo de projetos especiais da SMEC, o Núcleo de Gestão da Informação (NGI), laboratório de informática e biblioteca.

O nome escolhido para a unidade é uma homenagem a poetisa, professora, escritora e teatróloga, Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues. Nascida em 26 de maio de 1861, no município de Santo Amaro da Purificação, Amélia Rodrigues além de ter se destacado na área do ensino, atuou também no jornalismo. Escreveu algumas peças teatrais, entre as quais “Fausta” e “A Natividade”. É autora dos poemas “Religiosa Clarisse” e “Bem me queres”. Produziu ainda obras didáticas, literatura infantil e romances.