Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos realiza a 1ª Feira Identidade e Cidadania (FIC)

03 de jun de 2018 - Jornalismo

O Projeto Identidade e Cidadania – Eu e Você no Mundo de Todos Nós, desenvolvido desde o ano passado, na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, localizada em Brotas, propôs para o ano de 2018, a FIC – Feira Identidade e Cidadania. A primeira edição da FIC – 2018 objetivou desenvolver um trabalho interdisciplinar de conscientização dos alunos e da comunidade escolar para as questões ecológicas e de saúde, bem como para o comportamento ético frente à exploração do homem no meio ambiente, alavancando mudanças comportamentais nos alunos no que diz respeito ao cuidado com seu corpo e com o ambiente em que vivemos.

Os subtemas foram definidos pela equipe pedagógica levando em conta a faixa etária e planejamento das aprendizagens previstas para o segundo bimestre letivo. O projeto, portanto, trabalhou os seguintes subtemas: a importância da brincadeira na educação infantil, saúde bucal, técnicas de relaxamento, desenvolvimento sustentável, reciclagem do lixo, biodiversidade e reflorestamento, alimentação saudável, remédios naturais, doenças tecnológicas, primeiros socorros, atitudes éticas de utilização dos recursos naturais e de interação com o meio ambiente.

A FIC foi desenvolvida com os alunos da Educação Infantil (Grupo 4 e 5), do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), bem como a turma do AEE, além de contar com o participação de parceiros como: PSE- Programa Saúde na Escola (Distrito Sanitário de Brotas: UBS Manoel Vitorino e USF Candeal), Procon, Assessoria Jurídica, Programa Agente da Educação, Projeto EcoAtivos e comerciantes locais.

Entendemos que a educação eficaz é aquela que favorece a formação de cidadãos críticos e bem informados, que tenham habilidades e competências diversas para agir de forma eficiente em defesa da vida. Por isso, a equipe pedagógica da unidade escolar promoveu a Feira Identidade e Cidadania que estimulou o desenvolvimento de práticas de promoção de saúde que englobaram conhecimentos, habilidades para a vida, tomada de decisões, atitudes saudáveis e construção de ambientes favoráveis à saúde, envolvendo a comunidade em ações de preservação e cuidado dos espaços físicos da escola.

Os subtemas foram apresentados de forma bem interativa e diversificada pelos professores e alunos, através de vivências, oficinas, exposições e palestras. Os visitantes perceberam plenamente a proposta pedagógica da FIC à medida que visitavam cada sala de aula e se deparavam com as mais diversas formas de abordagens criativas e ambientações dos espaços de sala:

G4 – A IDENTIDADE E CIDADANIA NO BRINCAR

G5 – SAÚDE BUCAL

1º ANO – RELAXAR É PRECISO

2º ANO –

BOLA PRA FRENTE QUE REUTILIZAR É COM A GENTE;
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL;
ARTEDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DO BEM ESTAR

3º ANO –
CORPO E MENTE;
REMÉDIOS NATURAIS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
AMIGOS DA SAÚDE

4º ANO –
AR E ÁGUA
SUSTENTABILIDADE E PLANTIO
GUARDIÕES DA NATUREZA I

5º ANO –
DOENÇAS TECNOLÓGICAS
GUARDIÕES DA NATUREZA II

ACELERA – LUDICIDADE / INFORMAÇÃO E SAÚDE

AEE – EMPREENDEDORISMO: INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS.

Texto e fotos: Equipe gestora da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos