24hs de Dança na Terra

27 de abr de 2009 - dev

Em comemoração ao dia 29 de abril, dia Internacional da Dança, o Fórum de Dança na Bahia realiza a terceira edição do evento 24 hs de dança na terra que reúne profissionais, estudantes, entidades e interessados em pensar e propor ações para uma política pública adequada a essa área. A proposta é mostrar o trabalho de grupos artísticos, oferecer oficinas e promover debates sobre a Dança, como forma de fazer-pensar políticas para a dança, no encontro entre os diversos setores da Dança e a comunidade soteropolitana, com toda a energia necessária que se tem para celebrar a data internacional.

Das 20h00 às 23h00 as atividades serão no palco principal mediante ingressos/convite distribuídos e trocados anteriormente. Não serão vendidos ingressos para o espetáculo. Interessados no evento podem buscar o pré-convite individual na Escola Contemporânea de Balé (Rua Barão de Loreto, 550). Estes deverão ser trocados na bilheteria do Teatro Castro Alves.

Os inscritos para a mostra no TCA totalizam 67 grupos locais de dança, que resultam num número inédito de 700 bailarinos envolvidos em apresentações de dança afro, folclórica, ballet clássico, jazz, street dance, dança moderna e contemporânea. Entre as companhias participantes, pode-se destacar o Balé Teatro Castro Alves, Balé Folclórico da Bahia, Escola de Dança da Funceb, Ballet Rosana Abubakir, Cia, de Jazz Viviane Lopes, Ballet do Baiano de Tênis e a Cia. Jovem de Dança do Projeto Axé. Dia 30 o evento prossegue das 8h00 às 17h30 com oficinas abertas na Escola de Dança da Funceb.

PROGRAMAÇÃO

29 de Abril

Atividade: Abertura
Local: Plenário da Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal);
9h30 às 12:h00

• Sessão solene em homenagem ao Dia da Dança na Câmara Municipal de Salvador com participação de gestores públicos, escolas,grupos e artistas da dança.

• Palestra “O Legal na Dança: leis e lacunas na garantia do exercício da profissão” com o Dr. Rafael Neumayr (especialista em direito cultural e do entretenimento)

15h00 às 17h00
Atividade: Cortejo Performático (atividade itinerante com crianças, jovens, estudantes de dança, educadores, artistas e simpatizantes).
Local: saída da Escola de Dança da FUNCEB e culminância com uma roda de samba no largo de São Francisco.

15h00 às 23:00 – Mostra Artística
Local: Diferentes espaços do Teatro Castro Alves
Palco do Vão Livre do TCA:
15h00 às 19h30 –(participação de Companhias de Dança, Grupos e Artistas Independentes, Escolas, ONGs, entre outros.);
Foyer do Teatro Castro Alves:
17h00 às 17:30 – Roda de Contatueira (roda composta de capoeiristas e dançarinos que levados pelo som de instrumentos improvisam uma prática de movimento que une o contato dos corpos da dança e a mandinga da capoeira).
17h30 às 19h30: apresentações de coreografias e instalações/ambiências no foyer do TCA (participação de Companhias de Dança, Grupos e Artistas Independentes, Escolas, ONGs, entre outros.);
Sala principal do Teatro Castro Alves:
20h00 às 23h00: Mostra Artística (participação de Companhias de Dança, Grupos e Artistas Independentes, Escolas, ONGs, entre outros: João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica; Balé do TCA; Balé Folclórico; Contemporâneo Essemble; Escola de Dança da FUNCEB; Ballet Rosana Abubakir; Ballet Bahiano de Tênis; Grupo Emini, entre outros)

30 de Abril

8h00 às 17h30
Atividade: Oficinas de Dança abertas (oficinas gratuitas)
Local: Escola de Dança da FUNCEB – Rua da Oração nº 1/Pelourinho

(inscrições de 17/04 a 28/04, podendo se estender até 30/04, caso existam vagas residuais. Horário de inscrição: de 09h às 15h com Bartolomeu na Escola de Dança da FUNCEB ou das 18h às 20h com Matias Santiago na mesma escola. NÃO HÁ INSCRIÇÕES DAS 15H ÀS 18H.

Realização: FÓRUM DE DANÇA DA BAHIA

Apoio: Fórum Nacional de Dança; Governo do Estado da Bahia /Fundação Cultural do Estado da Bahia/DIMAC/Escola de Dança da FUNCEB; Escola de Dança da UFBA; Escola Contemporânea de Ballet; Pelourinho Cultura e Arte; Teatro Castro Alves; Estrellato; Escola Parque/Sec. de Educação do estado da Bahia.