25 de julho -SMEC inaugurou a Fábrica do Saber Amélia Rodrigues

25 de jul de 2006 - dev

A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), inaugurou nesta terça-feira (25) o centro de educação e tecnologia Fábrica do Saber Amélia Rodrigues. O evento foi realizado no prédio da Telemar, localizado no Itaigara, onde irá funcionar a instituição.

O objetivo da Fábrica do Saber é abrigar a Universidade Aberta da Educação e da Cultura (UNICED), espaço de formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino, utilizando para isto estratégia que possibilitam o aprendizado e atualização dos conhecimentos alinhados as estratégias institucionais e organizacionais da SMEC, visando a melhoria e a qualidade do sistema público. O prédio disponibiliza elementos de apoio a qualificação e formação de servidores, como laboratório de informática, biblioteca, salas de aula, auditório e o Núcleo de Gestão da Informação (NGI).

“Este é um projeto voltado para a valorização do magistério, alcançando professores, alunos, e o entorno das escolas da Rede Municipal de Ensino. Desta maneira, entendemos que a Fábrica do Saber Amélia Rodrigues irá demonstrar a capacidade de transformação desta gestão municipal no que diz respeito à educação e a cultura”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello. Para que a Fábrica do Saber fosse instalada, a Telemar cedeu, durante quatro anos, três pavimentos do prédio localizado no Itaigara.

O nome escolhido para a unidade é uma homenagem a poetisa, professora, escritora, jornalista e teatróloga, Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues. Nascida em 26 de maio de 1861, no município de Santo Amaro da Purificação, Amélia Rodrigues além de ter se destacado na área do ensino, atuou também no jornalismo. Escreveu algumas peças teatrais, entre as quais “Fausta” e “A Natividade”. É autora dos poemas “Religiosa Clarisse” e “Bem me queres”. Produziu ainda obras didáticas, literatura infantil e romances.

UNICED –
As aulas são desenvolvidas a distância, em ambiente online, e presencial, destinadas a todos os profissionais da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). Os recursos virtuais específicos são dirigidos para promover e suportar a formação de comunidades de aprendizagem para a produção ou formalização de conhecimentos a partir da experiência e da interação entre os grupos. No total, 176 servidores da educação concluíram os cursos oferecidos pela Uniced.

No dia 10 de agosto, serão iniciadas as aulas da segunda turma da Universidade Aberta da Educação e da Cultura. São disponibilizados quatro cursos de extensão: Desenvolvimento do Potencial de Liderança, Ética no Serviço Público, Excelência no atendimento ao cidadão e Trabalho em Equipe.