Alunos da Rede Municipal participam de projeto Políticos do Futuro

31 de jul de 2018 - Jornalismo

A conscientização dos futuros eleitores sobre a importância do voto feito de forma prática: uma eleição para definir os candidatos mirins a deputado, vereador, prefeito e governador. De forma lúdica e participativa, alunos de escolas municipais e estaduais estiveram presentes no encontro Políticos do Futuro, desenvolvido na Bahia pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e abertura ocorrida nesta terça-feira (31), no Teatro do Centro Estadual de Educação Profissonal Isaías Alves (Iceia), no Barbalho. A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do governador Rui Costa, do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, do presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rotondano, do secretário municipal de educação, Bruno Barral, dentre outras autoridades.

A iniciativa é uma ampliação do projeto Eleitor do Futuro e visou promover um grande encontro com estudantes das escolas da rede pública de ensino. A intenção foi de que, através de uma eleição simulada com urna eletrônica, os jovens pudessem ter a experiência de conhecer de perto o trabalho de representantes de alguns cargos eletivos.

“A participação na política estudantil fez com que eu descobrisse a vocação para a carreira, por isso é tão importante essa atividade nas escolas. É uma iniciativa que vem em boa hora, pois o Brasil, principalmente neste momento, precisa da participação dos jovens na política. O TRE e o TSE estão de parabéns pela ação. E depois, quem sabe, vocês (alunos) também vão descobrir essa vocação para a vida pública.”, salientou o prefeito ACM Neto.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), quatro escolas municipais participaram desta edição: Escola Municipal Elysio Athayde (Cajazeiras V), com os alunos Pablo Matos, Caliandra dos Reis, Alisson Albuquerque e Willen Santos. Escola Municipal Maria Constança (Mata Escura), com os alunos Eduardo dos Santos, Ester Ferreira, Jeferson Santana e Rebeca de Assis. Escola Municipal Pirajá da Silva (Liberdade), com os alunos Fabiana Santos, Rodrigo Bispo, Luiz Elias Barreto e Helena Oliveira. Escola Municipal Alfredo Amorim (Ribeira), com os alunos Geise Santos, Ellen Souza, Marina Maciel e Íkaro Vieira. Quatro escolas da rede estadual também participaram do evento (Castro Alves, Severino Vieira, Ypiranga e Luiz Fernando Macedo Costa), totalizando oito instituições de ensino envolvidas no projeto.

Durante o evento houve a exibição de um vídeo produzido pelos alunos em que os candidatos defenderam suas propostas. Em seguida, um debate possibilitou a eles a oportunidade de questionar seus adversários sobre as promessas de campanha. Ao final do debate cerca de 300 estudantes participaram de uma votação simulada, através de urna eletrônica, com o objetivo de despertar a consciência cívica e a preparação do jovem eleitor para participar ativamente da sociedade, principalmente do processo político-eleitoral.

Após a votação, os candidatos eleitos foram diplomados como vencedores e ganharam a experiência de passar um dia com os reais representantes dos cargos eletivos. A candidata eleita à Prefeitura, Fabiana Pina Santos, de 14 anos, da Escola Municipal Pirajá da Silva, da chapa Partido da Esperança (PE), foi a vencedora com 87% dos votos. Feliz com a vitória, Fabiana falou da sensação de ter sido eleita e de ter participado desse ato cívico. “Estou emocionada, sem palavras, esse momento está sendo especial em minha vida, saber que mais tarde irei exercer o meu papel como cidadã me faz ver que preciso participar ainda mais da política de nosso país”, ressaltou. No total de votos para prefeito, foram 269 válidos, 11 brancos e 20 nulos.

Os alunos Willen Ricardo de Jesus Santos, da Escola Municipal Elysio Athayde, Rodrigo Pinto Bispo dos Santos da EM Pirajá da Silva e Rebeca Assis Silva da EM Maria Constança, foram eleitos vereadores.

A metodologia:

O projeto Políticos do Futuro envolveu os preparativos para o encontro com estudantes de oito escolas da rede pública de ensino. Quatro delas foram estaduais e os alunos participarão da escolha para os cargos de governador e deputado estadual. Já as outras quatro escolas, municipais, escolheram candidatos ao cargo de prefeito e vereador.

Os nomes foram encaminhados após procedimento interno de seleção nas escolas e cada aluno escolhido elaborou um vídeo com as propostas de melhoria em diversas áreas, como educação e saúde.