29 de outubro- Dia da Leitura da Família na Escola

26 de out de 2007 - dev

A portaria 425/2007, assinada pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, institui a data de 29 de outubro como o Dia da Leitura da Família na Escola, incorporada ao calendário letivo da rede municipal de ensino. Uma série de atividades acontecerão visando proporcionar a integração da família com a comunidade escolar, promovendo o hábito da leitura de forma prazerosa. Participam das ações pais e responsáveis, alunos, gestores, coordenadores pedagógicos e convidados.

Durante os três turnos, todas as unidades da rede m0unicipal de ensino desenvolverão atividades de leitura com a participação dos alunos e familiares. Os alunos farão leituras de livros infantis, informes, jornais e revistas para os pais e estes para os alunos.

Às 10h30, na Escola Municipal Suzana Wesley, (Rua Simões Filho- 955- Boca do Rio), a professora Elba Maria Leite Gomes (INEP) realiza palestra. Na ocasião, a Editora Paulus entregará kits de literatura infanto-juvenil para os alunos, através do Projeto Leitura para a Cidadania. Este projeto proporciona ações que incentivem o hábito de ler nas crianças e que promovam a sua continuidade junto aos professores e educadores da rede pública.

Já às 14h00, ocorre, na Praça Municipal, a Feira do Livro e da Leitura, com a participação de estudantes, professores e diretores dos seguintes colégios: Teresa Cristina, Manoel Francisco, Amai Pró, Barão do Rio Branco, Municipal da Palestina, Tenente Almir, Colina do Mar, João Lino e Vivaldo da Costa Lima.

Ocorrerão atividades como contação de histórias por pais e alunos da Escola Ministro Simões Filho e Barão do Rio Branco, ambas localizadas na CRE Liberdade, além de poesias, exposições de livros, apresentação musical e oficina de pequenos reparos e encadernação de livros.

O Dia da Leitura da Família na Escola integra as atividades do Ano Municipal da Leitura, instituído através da Lei nº 7097/2006. Diversas ações de fomento à leitura têm sido realizadas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Fundação Gregório de Mattos e Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura, formado por representações do empresariado e da sociedade civil organizada.