30 de agosto – Encontro das MercoCidades- Salvador apresenta a implantação da Lei 10.639/03

31 de ago de 2006 - dev

O subsecretário municipal de Educação e Cultura, Weslen Moreira, está participando, em Santo André (SP), do Encontro de MercoCidades, que ocorre entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Secretários de Educação de diversas cidades dos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia) estão presentes no evento. Moreira realizou uma conferência que teve como tema a implantação da Lei 10.639/03 na rede municipal de ensino.

Em 2005, Salvador foi a cidade pioneira no país na implantação da lei, que determina o ensino da história da África e da Cultura Afro-brasileira e Africana na rede municipal de ensino. “Outras cidades já começam a implantar a Lei 190.639/03. Entretanto, constatamos que Salvador está em um estágio mais avançado, inclusive com diretrizes curriculares e pastas de textos para os docentes”, frisou Moreira.

Outra proposta apresentada no Encontro das MercoCidades será encaminhada aos países credores de dívidas dos países do Mercosul: consiste no perdão da dívida dos países do Mercosul, cujos recursos seriam transformados em investimentos na educação. A proposta é da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).