31 de julho – Professores participam de formação em educação ambiental

31 de jul de 2006 - dev

Cerca de 400 professores da rede municipal de ensino participaram neste sábado (29), no CAPS, da aula inaugural do Curso de Formação em Educação Ambiental, que tem como fundamento as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental e o Atlas Ambiental Infanto-Juvenil de Salvador. O curso tem caráter de extensão com duração até maio de 2007.

O objetivo da formação continuada é instrumentalizar os docentes para atuarem como multiplicadores dos conteúdos e metodologia propostos nas diretrizes curriculares, discutindo a importância da educação ambiental na formação do cidadão e subsidiar a elaboração de projetos pedagógicos e a construção da Agenda 21 na escola.

Segundo a Assessora Técnica da SMEC, Clarissa Pacheco, com a formação em Educação Ambiental, o educador irá buscar subsídio para desenvolver conteúdos relativos a temática ambiental de maneira transversal e interdisciplinar. “A perspectiva da SMEC é consolidar uma de suas metas globais prevista no planejamento estratégico que é o enraizamento da educação ambiental no currículo escolar”, afirma.

O curso tem carga horária de 80 horas, sendo as aulas realizadas quinzenalmente aos sábados. Durante este tempo serão usadas diversas técnicas para viabilizarem o processo de formação continuada, como exposições dialogadas, discussão de textos, debates, exibição de filmes e documentários.