4ª Parada do Livro ocorre nesta quinta (26) no Campo Grande

25 de out de 2017 - Jornalismo

A Prefeitura de Salvador, através do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB), realiza nesta quinta (26), a IV Parada do Livro. O evento, que ocorre a partir das 10h, na Praça 2 de Julho, Campo Grande, é um dos mais expressivo​s​ na democratização do acesso ao livr​o​ ​na capital baiana​. São vários estandes organizados por ramos literários que promovem a distribuição gratuita de todos os livros expostos. Simultaneamente ocorrem debates e palestras sobre temas ligados à leitura. Neste evento, a Tenda dos Escritores abrigará poetas, romancistas, contistas, cordelistas e demais artistas da palavra, com apresentações e diálogo com o público presente.

De acordo com a professora Lourdes de Fátima Santos Pinto, presidente do PMLLB, a Parada é aberta ao público e terá a presença de estudantes das redes municipal, estadual e federal. “É um evento muito bonito e rico, que busca incentivar o hábito de ler – tão importante e necessário para o crescimento pessoal e a construção de uma consciência crítica. Além de um grande prazer, a prática da leitura capacita e instrumentaliza para a formação de cidadãos”, defende Lourdes de Fátima. Ela destaca que nos estandes será possível encontrar livros de literatura Infantil, Infanto-Juvenil, Baiana, Nacional, da Cultura Popular, Internacional, Jurídica, das áreas de Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Artes, Filosofia, Religiosa e para concurso público.

A expectativa é que a IV Parada supere as demais em público e número de doações. A primeira edição, realizada em 2014, atingiu público de mais de 8 mil pessoas, com distribuição de quase 5 mil livros. Em 2015, o público estimado foi de 10 mil pessoas com cerca de 12,5 mil livros doados. No ano passado, o volume de doações chegou a 10 mil livros. O evento conta com o apoio das secretarias municipais de Educação (Smed), Cultura e Turismo (Secult), Reparação (Semur), da Fundação Gregório de Matos (FGM), Vice-Prefeitura Municipal, UFBA, Uneb, UcSal, Unifacs, Unijorge, FSBA, Colégio Antônio Vieira, Mansão do Caminho/Editora Leal, Livraria LDM, Unipaz, SUP, Seg Livros, Mundo Plaza, Shopping Barra, Livraria Leitura, Ubesc, Galinha Pulando, BPN Empreendimentos e Sheraton Hotel.

Fotos Parada do Livro 2016: Jefferson Peixoto/Secom