650 docentes são certificados em Gestão Escolar

26 de nov de 2011 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) certificou 650 professores e gestores que participaram do Programa de Formação e Desenvolvimento de Competências para Gestores Escolares e Educadores. A solenidade aconteceu nesta quinta–feira (24), no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Patamares.

O programa de formação visa aprimorar as competências consideradas essenciais à função de gestão, assim como desenvolver o conhecimento sobre melhores práticas de gestão escolar, aliado aos modelos mais modernos de educação e desenvolvimento pessoal.

Segundo o titular da Secult, João Carlos Bacelar, na atual fase da rede, o elemento mais importante é a gestão, aliada a melhoria da estrutura física e capacitação gerencial. “Esse foi o melhor curso que os professores tiveram até hoje na rede municipal e vamos continuar avançando e promovendo capacitação para os nosso gestores”, declarou o secretário.

A finalidade do curso é aprimorar as competências consideradas essenciais à função da gestão escolar, sendo planejado na modalidade presencial, intercalando atividades de conteúdo Comportamental e Conceitual que permeiam a gestão escolar.

A formação teve duração de um ano e atendeu 645 profissionais do magistério, sendo sua maioria diretor e vice-diretor. De acordo com Fabiana Aragão, coordenadora pedagógica da empresa Prospecta, a formação ampliou o autoconhecimento individual e do grupo, promovendo a integração entre os professores, além de entender a complexidade do processo de motivação do grupo.

Para aluna Adenildes Teles, coordenadora da Coordenadoria Regional da Educação (CRE) Cajazeiras, a formação foi a mais aproveitada e reconhecida pela equipe de gestores. “Os conteúdos aprendidos foram motivadores para repensar em nossas atitudes e elevar o processo social das crianças e dos adultos”, afirmou Adenildes.