A Notícia na Sala de Aula

18 de out de 2007 - dev

Todas as escolas da rede municipal de ensino dentro em breve receberão jornais para utilização pedagógica em sala de aula. Trata-se do Programa “A Notícia na Sala de Aula”, que será lançado no dia 23 de outubro, no gabinete do prefeito João Henrique. Os alunos e professores das 368 escolas do sistema municipal de educação pública serão beneficiados com exemplares diários do jornal A Tarde, vencedor do processo licitatório.

O Programa A Notícia na Sala de Aula foi instituído através de decreto (17.339) assinado pelo prefeito João Henrique em maio deste ano, onde é assinalado “que o objetivo desta ação é a orientação dos jovens e adolescentes para o exercício da cidadania, com ênfase na formação do hábito da leitura e da convivência com o pluralismo de idéias, no desenvolvimento sócio-cultural e do senso crítico”.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, “trata-se de mais uma ação de fomento à leitura justamente no Ano Municipal da Leitura. O Jornal A Tarde, líder de mercado na Bahia e reconhecido pela sua imparcialidade, autonomia e profissionalismo na produção e edição de conteúdo, será utilizado em sala de aula de diversas formas como uma atividade complementar ao processo de ensino e aprendizado”.

O Jornal A Tarde já tem uma parceria com a SMEC. Trata-se do Programa A Tarde Educação, que atende 30 unidades da rede municipal de ensino. A parceria consiste nas visitas de alunos da rede pública municipal de ensino ao jornal. Dentre as atividades, os alunos tiram suas dúvidas com jornalistas e participam de oficinas sobre estrutura do jornal e textos. Além disso, o conteúdo do veículo de comunicação já é utilizado nestas escolas como complemento pedagógico. Os professores destas unidades escolares passam por processo de capacitação promovido pelo Grupo A Tarde.

O lançamento do Programa A Notícia na Sala de Aula contará com a presença de representantes da diretoria do Grupo A Tarde.