A Tarde On Line- Começam os Jogos Estudantis Municipais

22 de out de 2007 - dev

A Tarde ON Line

Mais de 5.000 pessoas, entre professores, organizadores e estudantes, participaram do desfile de abertura da 3ª edição dos Jogos Estudantis Municipais. O desfile começou por volta das 15h desta sexta-feira, 19, e fez o trajeto Rótula dos Barris-Ginásio Antônio Balbino (Balbininho), em Nazaré, seguido pelas bandas da Polícia Militar e de escolas participantes.

Das 82 escolas que participaram da abertura, 75 estão inscritas nos jogos, que começam a partir deste sábado, 20, e prosseguem até a primeira semana de novembro. As modalidades são sete: natação, atletismo, futsal, handebol, vôlei, capoeira e xadrez. De acordo com a organização, devem participar dos jogos cerca de 5.000 estudantes da 1ª a 8ª série das escolas municipais divididos em quatro categorias: C (de 8 a 11 anos), B (12 a 14 anos), A (15 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos).

Neste sábado acontecem os primeiros jogos: serão oito partidas de futsal disputadas pelos alunos do Projovem – categoria adulto. Durante o campeonato, todos os jogos de futsal, handebol, vôlei e xadrez acontecem nas duas quadras da Escola Municipal Cid Passos, no Subúrbio. As modalidades natação, atletismo e capoeira devem ter o local confirmado na próxima semana.

Segundo a coordenadora geral do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), Ivone Portela, não dá para dissociar a atividade esportiva da educação. “Através do esporte, trabalhamos a disciplina, os limites e a própria formação da cidadania dos nossos alunos”.

O esporte, neste caso, é visto como uma espécie de política pública educacional que favorece o melhor desempenho do aluno, além da cultura de paz dentro da escola. Assim diz o secretário da SMEC, Ney Campello. “A prática de esporte dá um novo significado à escola. E o desempenho dos nossos alunos tem melhorado: o índice de evasão e repetência caiu 3,6 pontos quando comparado com 2004”.

A atleta Esmeralda Oliveira, 14, participa pela segunda vez dos jogos. A sua modalidade é o handebol e, para isso, treina três vezes por semana na Escola Municipal Maria Constância, onde estuda. “Participar dos jogos é legal. A gente faz várias amizades e conhece novas jogadoras”. Sobre o compromisso assumido e a relação com o estudo, ela ressalta: “as notas melhoraram esse ano, porque o técnico incentiva a estudar”.

Este incentivo parte da escola e dos familiares envolvidos. “É bom para negociar: o aluno se sente estimulado a fazer os exercícios e cumprir suas tarefas, para também participar do esporte”, diz o professor e vice-diretor da Escola Municipal Cid Passos, Uilton Vieira. Ele explica que a prefeitura financia praticamente toda a atividade que acontece em sua escola. “Quando falta é pouca coisa, que conseguimos com uma vaquinha entre os professores ou parceiros da escola. Tem um aluno mesmo, que joga futebol muito bem, inclusive, mas que ia de sandália porque não tinha tênis”.

Segundo Campello, “o investimento em atividades esportivas é um dos mais baratos que a área de educação pode fazer”. Segundo ele, foram investidos cerca de R$ 100 mil durante todo semestre, entre material e logística. Os recursos vêm da prefeitura e do governo federal, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).