ABAMES quer oferecer bolsa de estudo

18 de mar de 2007 - dev

Lis Grassi

Representantes da Associação Baiana de Mantenedoras de Ensino Superior (ABAMES) se reuniram com vereadores e o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, para discutir uma nova proposta de integração entre a Prefeitura Municipal de Salvador e as faculdades particulares.

A proposta é a regularização do saldo do ISS (Impostos Sobre Serviços) que a Prefeitura tem com as faculdades. Isso aconteceria na forma de bolsas de estudo geradas para estudantes, servidores públicos e comunidades de baixa renda. Segundo a presidente da ABAMES, Nádia Viana, “é essencial construir esse programa pela sua importância social, pelo alcance que vai ter ao permitir que o jovem de escola pública chegue ao ensino superior”.

O representante das Faculdades Jorge Amado, José Eugênio Barreto, afirma que o projeto sempre foi apoiado pela SMEC. “Creio que vamos ter um projeto bastante balizado, que venha atender aos três públicos, no caso as instituições privadas, o município e o cidadão”.

Segundo o secretário, o processo de evasão no ensino médio é muito grande, a cada 100 alunos que ingressam no colégio apenas 14 concluem o terceiro ano. Destes, apenas 5,5% acessam a universidade. “A falta de estímulo força o aluno do ensino fundamental a parar seus estudos, porque ele sabe que mais adiante vem a barreira, que é o vestibular. “Desta maneira, um programa que concede bolsas de estudos para esses jovens terem acesso às universidades, serve como incentivo, além de ser uma forma de inclusão social”, concluiu.