Abertas inscrições para Concurso de Cordel Ambiental

05 de maio de 2009 - dev

Incentivar a preservação dos recursos naturais de forma diferente. Esta ação descreve a iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) em realizar o I Concurso de Cordel Ambiental. O objetivo é promover o desenvolvimento de atividades e habilidades necessárias à preservação do meio ambiente, estimulando a consciência crítica dos alunos.

As inscrições estão abertas e para participar os candidatos devem estar matriculados nas turmas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA 1 e 2) ou ser professores da Rede Municipal de Ensino.

Cada unidade escolar deverá entregar os quatro melhores cordéis, escritos à mão, à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) respectiva até o dia 10 de junho. A CRE irá selecionar quatro textos entre os enviados pelas escolas, preencher a ficha disponível no site da SMEC (http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos.php) e enviar à Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) até o dia 17 do mesmo mês.

Cada candidato só poderá concorrer com um cordel de acordo com a sua categoria. Os 44 textos finais serão publicados na Coletânea Cordel Ambiental e os autores premiados em solenidade prevista para o dia 8 de julho, no Teatro Diplomata.

Para apresentar aos candidatos a literatura de cordel, a SMEC organizará 11 encontros, para os participantes, com um grupo de cordelistas e um professor que darão orientações sobre meio ambiente e cordel, nos seguintes dias:

06/05 – Itapuã (Matutino)
06/05 – Orla (Vespertino)
07/05 – Pirajá (Matutino)
07/05 – Cajazeiras (Vespertino)
13/05 – Centro (Matutino)
13/05 – São Caetano (Vespertino)
14/05 – Cidade Baixa (Matutino)
14/05 – Liberdade (Vespertino)
20/05 – Subúrbio I (Matutino)
20/05 – Subúrbio II (Vespertino)
21/05 – Cabula (Matutino)

Prêmios

Categoria Aluno:
1º lugar – troféu e notebook
2º e 3º lugar – medalha e MP4
Categoria Professor:
1º lugar – troféu e notebook
2º e 3º lugar – medalha e máquina fotográfica digital

Regulamento do Concurso no link http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos.php .