Abertas inscrições para o Projovem Urbano

25 de jun de 2008 - dev

Na segunda-feira (30 de junho), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) abre o período de matrículas do Projovem Urbano. Podem se matricular jovens, de 18 a 29 anos completos, alfabetizados e com ensino fundamental a concluir. O Projovem Urbano tem como principal objetivo estimular jovens que abandonaram os estudos a voltarem às escolas e dessa forma promover seu desenvolvimento intelectual e profissional.

O Programa conta com recursos do Governo Federal e infra-estrutura e mão-de-obra disponibilizada pelo Município. Salvador dobrou a meta para 2008, de 3,6 mil para 7,2 mil estudantes. São oferecidos, além das aulas para conclusão do ensino fundamental, quatro arcos ocupacionais: Construção e Reparos; Turismo e Hospitalidade; Telemática; e Vestuário. As aulas do Projovem Urbano 2008 começam no dia 29 de agosto. O curso tem duração de 20 meses.

Arivaldo da Silva, 21 anos, é um ex-aluno do Projovem, que hoje atua como auxiliar de secretaria do Programa. Segundo ele, esta é uma grande chance para quem quer realmente mudar de vida. “Deixei os estudos na 7ª série, porque tinha que ajudar no sustento de casa. Minha mãe não trabalha porque tenho um irmão deficiente. Eu saí para fazer bicos como ajudante de pedreiro, jardineiro, atendente de lanchonete e vendia picolé. Quando saiu nas TVs que tinha o Projovem, minha mãe e meus vizinhos me incentivaram a voltar aos estudos. Achei que fosse ser muito difícil porque ia ficar muito atarefado. Além disso, eu não lembrava mais de nenhum assunto das matérias. Mas eu fui conhecendo pessoas que me ensinavam matemática, que era a matéria que eu tinha mais dificuldade, e isso foi me estimulando”, lembra.

“Hoje eu vejo que valeu a pena. Continuei meus estudos e esse ano termino o 3º ano do ensino médio. Vou prestar vestibular para Biologia”, planeja. “Vejo, trabalhando aqui no programa, muitas pessoas na mesma situação que eu vivi, pensando em desistir e eu digo que me vejam como exemplo. Se eles querem chegar em algum lugar, têm que continuar. Com certeza virão coisas boas. Eu encontro meus colegas do Programa e a maioria deles está trabalhando. O Programa fez diferença para eles também. Mas tem que estudar o máximo possível”, conclui.

As matrículas podem ser feitas das 9h às 21h, nas escolas abaixo.

Locais de matrículas

E.M. Dr. Orlando Imbassahy
E.M Anita Barbuda
E.M. Allan Kardec
IMEJA Instituto Municipal de Educação José Arapiraca
E.M. Jesus de Nazaré
E.M. Nova do Bairro da Paz
E.M. Deputado Gersino Coelho
E.M. de Periperi
E.M. Santo Antonio das Malvinas
E.M Milton Santos
E.M. Fazenda Coutos
E.M. Fernando Presídio
E.M. Centro Social Mangueira
E.M. Eloina Barradas
E.M Cardeal da Silva
E.M Xavier Marques
E.M. Cônsul Shindler
E.M. Assistencial São José
E.M João Pedro dos Santos
E.M. Mª Conceição Santiago Imbassahy
E.M do Pescador
E.M Pituaçu
E.M Amelia Rodrigues
E.M Cosme de Farias
E.M Martagão Gesteira
E.M Maria Bonfim
E.M Bela Vista do Lobato
E.M Padre Norberto
E.M Abrigo Filho do Povo