Abertura das escolas às comunidades nos finais de semana- Aniversário de dois anos do Programa Escola Aberta

12 de set de 2007 - dev

Nos dias 15 e 16 de setembro, 40 unidades da rede municipal de ensino comemoram dois anos de implantação do Programa Escola Aberta, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e Cultura com o MEC e a UNESCO. Através desta ação, os colégios abrem suas portas às comunidades nos finais de semana ofertando oficinas profissionalizantes; utilização gratuita de laboratórios de informática e diversas atividades culturais, de lazer e esportivas. As oficinas oferecidas no Escola Aberta são resultado do levantamento dos interesses da comunidade e da valorização dos talentos locais.

O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania, de maneira a reduzir a violência na comunidade escolar.

Na Escola Municipal Cajazeiras XI, por exemplo, no dia 15 de setembro, a partir das 9h00, ocorrerão apresentações de grupo de dança, torneio de xadrez e comercialização dos produtos confeccionados nas oficinas. Na unidade escolar são realizadas oficinas de Bordado, Pintura em Tecido, Capoeira, Dança, Valsa, Capoeira e Informática. A programação continua durante o dia 16 de setembro.

“O Programa Escola Aberta visa romper os muros das escolas e oferecer às comunidades situadas no entorno das unidades escolares opções esportivas, de cultura e oficinas profissionalizantes. Esta ação visa também contribuir para a redução dos índices de violência nas comunidades carentes”, frisou o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello. As taxas de ocorrências criminais são bastante acentuadas nos finais-de-semana e a falta de opções e perspectivas contribuem para a manutenção dos altos índices de violência.