Abrigando a Ciência visa tornar popular temas científicos

28 de jul de 2009 - dev

Diante da necessidade de estar sempre informado e de agregar cada vez mais conhecimentos em diversas áreas, incluindo a Ciência e a Tecnologia, a Escola Municipal Abrigo do Salvador desenvolve desde 2007 o Projeto Abrigando a Ciência. Esta ação visa incentivar, estimular e promover aos estudantes iniciativas para a difusão e popularização das temáticas científicas e tecnológicas em vários contextos.

Neste ano, a terceira edição do projeto, com o tema A Evolução da Ciência no Brasil, participa mais uma vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nos dias 15 a 25 (quinta-feira a domingo) de outubro, que tem como temática principal a Ciência no Brasil.

Durante a SNCT são realizadas diversas atividades de conscientização, difusão de informações, além da Feira de Ciências. São ações que envolvem alunos de Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, educadores e comunidade local. “Na apresentação da Feira, os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano participam. Cada grupo aborda uma temática específica”, afirma a coordenadora pedagógica e autora do projeto, Denise Freitas Rocha.

Segundo Denise, a ideia é mesmo promover a popularização da ciência que muitas vezes é encarada como algo hermético, vista pela figura do cientista dentro do laboratório. Desse modo, os alunos saem da escola aptos para encarar um mundo onde esses assuntos fazem parte do cotidiano.

O Abrigando a Ciência faz parte do projeto de meio ambiente desenvolvido na escola, onde os assuntos são trabalhados com os alunos durante o ano letivo e apresentado na SNCT. “Dentro desse contexto estamos sempre articulando com questões do meio ambiente, de separação do lixo, também”, completa Denise.

Agentes transformadores

O Projeto tem como objetivo contribuir para a formação de uma nova consciência sobre as questões históricas, éticas, ambientais, científicas e tecnológicas no sentido de preparar os alunos como agentes multiplicadores e transformadores.

No ano passado, a autora Denise participou do 6º Congreso Internacional de Educación Superior – Universidad, no Palácio das Convenções de Havana – Cuba, no período de 11 a 15 de fevereiro. Durante o Congresso a Coordenadora apresentou e publicou um artigo sobre o Projeto Abrigando a Ciência que foi desenvolvido durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2007, na Escola Municipal Abrigo do Salvador.