Agentes da Educação recebem capacitação especial

08 de set de 2015 - Jornalismo

Os Agentes da Educação passaram, entre os dias 1º e 4 de setembro, por curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Fundação Itaú Social e Parque Social. O curso tem o objetivo de preparar os agentes para a o contato com os quase 145 mil alunos das escolas atendidas e oferecer ferramentas necessárias para o desenvolvimento das ações propostas pelo programa. O secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, acompanhou o primeiro dia de capacitação e desejou “muita sorte, ânimo e dias de muito trabalho” aos agentes. As atividades nas escolas têm início nesta terça-feira (8).

Empossados no último dia 31 de agosto, os mais de 400 agentes escolhidos após processo seletivo foram capacitados por 15 instrutores disponibilizados pelo CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – que apresentaram noções de Ética e Trabalho; Educação com direito de todos; Programa Combinado; introdução à pedagogia – que aborda questões de relacionamento entre a família, escola e comunidade; Ética e Trabalho; Liderança Compartilhada; e Atendimento ao público no ambiente escolar e domiciliar.

Os Agentes da Educação cumprirão a tarefa de aproximar criar ferramentas e ações que fortaleçam o laço dos alunos e de suas famílias com as escolas. Essas ações visam à redução do abandono escolar e o reconhecimento das principais dificuldades a serem superadas para tornar o espaço escolar um ambiente atrativo àqueles que gravitam em seu entorno. Para facilitar esta tarefa, os agentes contam ainda com um orientador de campo e um tutor.

O acompanhamento do progresso das atividades dos Agentes da Educação é feito através da apresentação de relatórios e do monitoramento dos encaminhamentos realizados a partir das intervenções feitas junto aos alunos. Quinzenalmente, será ministrado um curso de formação continuada que tem por objetivo sedimentar os conhecimentos advindos das experiências vivenciadas pelos agentes e aperfeiçoar as técnicas de trabalho já assimiladas.

Foto: Betto Jr. / Agência Haack