Agentes Mirins se apresentam na UFBA

18 de jun de 2009 - dev

Os estudantes da Escola Municipal São Braz, que fazem parte do programa Agentes Mirins da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, apresentaram na última quarta-feira (dia 17), no Instituto de Saúde Coletiva da Ufba a peça teatral Show Dengue.

A ação, uma parceria da Faculdade de Medicina com a escola, tem como finalidade a troca de aprendizado e experiências entre as duas instituições de ensino. Inicialmente os universitários visitaram a unidade escolar para conhecer os trabalhos realizados pelos Agentes Mirins e promoveram um debate sobre o Aedes aegypti. Dessa vez, foi o momento dos estudantes municipais mostrarem tudo o que sabem sobre o mosquito transmissor da dengue.

“Nossos Agentes Mirins já estão atuando na comunidade de Plataforma desde maio. Podemos assegurar que eles estão preparados para o combate e esse convite da UFBA é a prova disso. A escola está comemorando o sucesso do programa e nossos alunos estão extremamente empolgados”, diz a diretora, Olga Pessoa.

A apresentação tem a duração de 15 minutos e relata como o mosquito chegou ao Brasil, as causas da sua proliferação, a forma de contágio e também de prevenção. Todos os integrantes que atuam na peça têm a faixa etária de 09 a 10 anos, mas já sabem na ponta da língua como acabar com a doença.

“Eu me sinto muito honrada em poder ser multiplicadora de um tema tão importante. Sei que faço a minha parte para que muitas famílias não sofram e continuarei sempre informando a todos, afinal de contas eu sou uma Agente Mirim de Saúde e isso me faz ter muita responsabilidade com o próximo”, conta a estudante, Jamile Jesus.

Para a professora de Política de Saúde, Liliana Santana, a ação das Secretarias municipais de Educação e de Saúde é louvável. Ela diz que os alunos aprenderam muito com as crianças e que ficaram impressionados com o nível de conhecimento deles. “Eles estão fazendo a promoção da vida. Estão nos ajudando a buscar novos caminhos para melhorar a saúde. Vamos continuar com esse trabalho, pois a dengue só vai ser expulsa do nosso meio se trabalharmos em conjunto”, finalizou Santana.