Alegria e reencontros marcam retorno das aulas na rede municipal

14 de jul de 2014 - dev

Com muita alegria e histórias para dividir com os colegas, os 143.302 alunos matriculados na rede municipal de ensino de Salvador voltaram às aulas nesta segunda-feira (14), após recesso de 30 dias. Nas 30 escolas sorteadas para receber ingressos da Copa do Mundo o clima era ainda mais animado e o assunto principal ainda era o torneio de futebol e a experiência de ter assistido os jogos na Arena Fonte Nova. Ao todo, 1530 ingressos foram distribuídos na rede municipal.

Cercada de colegas, Jamile Reis Nascimento, 12 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Professor Aristides Novis (Brotas), falou sobre a experiência de ter assistido o jogo Bosnia x Irã da arquibancada da Arena Fonte Nova. “Meu pai gosta muito de futebol e eu sempre assisto os jogos com ele, mas de perto é muito diferente, muito mais bonito. A gente nunca vai esquecer essa experiência. Com certeza foram minhas melhores férias”, disse entusiasmada.

Para Alef Cristian, 13 anos, o Brasil ter ficado apenas em quarto lugar não tirou o brilho da Copa. “Desde pequeno eu ouço falar da Copa no Brasil, estava ansioso, mas nunca imaginei que iria para o estádio. Meu pai nem acreditou quando soube que ia comigo porque a gente nem conhecia a Fonte Nova. Já tinha contado a todos os amigos da minha rua e queria muito que as aulas voltassem para contar a todos e para rever meus amigos e professores. Ir para Copa foi o melhor presente da minha vida”, comemorou.

A gestora da escola acredita que o recesso mais longo e a Copa fizeram com que os alunos aproveitassem bastante as férias e voltassem com as energias renovadas. “Mesmo não contemplando todos os alunos, a escola ter sido sorteada para receber os ingressos foi um divisor de águas. Estão todos muito empolgados e realizados, mesmo os que não foram para o estádio. Eles viveram um momento único e não tenho dúvidas de que esse entusiasmo será bastante produtivo para nosso segundo semestre letivo”, assegurou.

Em função da Copa do Mundo no Brasil, o Calendário Escolar foi readequado e o início do ano letivo antecipado para que o recesso fosse maior e os 200 dias letivos previstos em lei mantidos. As aulas na rede municipal foram iniciadas no dia 27 de janeiro e o término do ano letivo está previsto para 23 de dezembro. A rede municipal de ensino tem 427 escolas e cerca de sete mil professores.