Aluna do Vale das Pedrinhas vence concurso de redação da PM

28 de nov de 2012 - dev

A aluna Amanda de Oliveira Sampaio, 12 anos, que cursa do 5º ano da Escola Municipal Vale das Pedrinhas, foi a vencedora do concurso de redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (28), durante a formatura de 600 alunos de 14 escolas municipais, particulares e comunitárias do Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz. Amanda foi premiada com uma bicicleta.

Para Amanda, vencer o concurso não foi uma surpresa. “Eu sabia que eu ia ganhar porque eu me dediquei e pedi a Deus”, disse, destacando que também se tornou uma multiplicadora dos ensinamentos do programa. “Viver sem drogas é muito melhor, por isso, vou dizer sempre não a elas. E agora, eu estou conversando com meus amigos e mostrando a eles como é bom viver em paz”, ressaltou sem esconder a alegria em vencer o concurso e ganhar a bicicleta. “Vou deixar aqui na escola para mostrar aos meus colegas da manhã”, declarou orgulhosa.

Este é o segundo ano consecutivo que um aluno da escola vence o concurso, o que é motivo de comemoração. “Ficamos muito orgulhosos por termos alunos talentosos e um corpo docente preparado para guiá-los. Amanda é nossa aluna desde a Educação Infantil e sabemos que parte desta conquista é fruto do trabalho de todos os profissionais da escola. Estamos muito felizes porque, além dos conhecimentos acadêmicos, ela sai da escola também com uma visão ampla sobre assuntos morais e éticos como o enfretamento às drogas”, comemorou Josecélia Maria, gestora da unidade.

Além da premiação do concurso, o evento, que foi realizada na sede da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no Nordeste de Amaralina, contou ainda com apresentações culturais e sorteio de brindes. O Proerd é a versão brasileira do programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), criado nos Estados Unidos e desenvolvido atualmente em mais de 40 países. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa é um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo. Neste ano, só a 40ª CIPM já capacitou 1.049 jovens no programa.