Alunas participam de torneio de ginástica rítmica

21 de maio de 2008 - dev

No ultimo sábado (17.05) foi realizada, no Colégio Maristas, a 10ª edição do Torneio de Integração de Ginástica Olímpica dos Jogos Estudantis, promovido pela Federação Bahiana de Ginástica Rítmica, com o objetivo de divulgar o esporte e promover a socialização dos praticantes da modalidade.

O evento contou com a participação de colégios das redes de ensino públicas e particulares de Salvador. Um grupo formado por 320 estudantes das escolas Hildete Bahia, Comunitária do Bom Juá, Senhor do Bonfim e Centro Social Mangueiras, representou a rede municipal. Todas as alunas receberam medalhas e certificados para simbolizar o início dos Jogos Estudantis.

O incentivo à prática de atividades esportivas segue uma política do secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Soares, que tem procurado difundir o esporte entre os alunos, utilizando-o como mais uma ferramenta de educação e inclusão. “Atendemos a uma comunidade carente e através da atividade esportiva podemos inclusive deslumbrar um futuro melhor para esses jovens”, ressaltou Soares.

Desde o início do ano passado estão funcionando quatro núcleos de ginástica rítmica, beneficiando 350 alunas das escolas municipais.
A professora Ivone Portela, destaca que a SMEC vem realizando um trabalho em toda a cidade, proporcionando a inclusão social através do esporte. “As escolas do município servem como embrião neste processo. A participação de alunos e alunas da rede nos eventos esportivos ajuda-nos a refletir sobre a desigualdade social e pensar no esporte como instrumento para reverter esse quadro”, frisou.

Para Portela, “as escolas municipais não poderiam faltar com seu corpo de atletas num evento de importância para essa modalidade esportiva, pois se trata do momento de apresentação das equipes ao público e jurados”.