Aluno da rede municipal recebe medalha de Bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática

29 de nov de 2005 - dev

Yuri Spuras Tajima, 13 anos, aluno da 5º série da Escola Municipal de Pituaçu foi um dos cinco primeiros colocados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática de Escolas Públicas – OBMEP. Como prêmio Yuri recebeu uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPQ.

As Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos alunos de 5a. à 8a. série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, os quais concorrerão a prêmios, de acordo com a sua classificação nas provas. E possui os objetivos de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica;
e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento;

A primeira Olimpíada de Matemática aconteceu na Hungria, em 1894. Desde 1959, realiza-se, anualmente, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), da qual participam alunos do ensino médio de cerca de 100 países. A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática conta com a participação de alunos de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha e Portugal. Em 1994, foi criada uma Olimpíada Internacional de Matemática voltada apenas para estudantes universitários, a IMC, que já está em sua 11ª edição. No Brasil, a Academia Paulista de Ciências criou em 1977 a Olimpíada Paulista de Matemática. Dois anos mais tarde, surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A premiação será em março de 2006, com data e local ainda a ser definido.