Alunos aprendem sobre educação ambiental com visita a emissário

20 de maio de 2013 - dev

O tempo chuvoso não desanimou os alunos do Projeto de Iniciação Esportiva do núcleo de Itapuã da rede municipal de Salvador, que visitaram na manhã desta segunda-feira (20), o Emissário Jaguaribe, na Avenida Jorge Amado, no Imbuí. Durante o passeio, que teve como objetivo reforçar a necessidade da preservação ambiental, os alunos assistiram vídeos sobre a instalação do Emissário Submarino e uma palestra sobre educação ambiental, ministrada pelo assessor de comunicação Pedro Monteiro.

Logo depois, eles foram visitar as instalações do local, vendo de perto como é feita a limpeza dos esgotos. Para a coordenadora de Educação Ambiental do emissário, Sônia de Farias, as visitas dos alunos ao emissário fazem com que eles adquiram mais respeito ao meio ambiente. “Essas visitas são muito boas, pois eles entendendo como é feito todo o processo de limpeza nos esgotos. Com certeza eles não vão mais jogar lixo nas ruas e nem nos esgotos”, explicou.

Mostrando que prestou atenção em cada palavra dita pelos educadores, o aluno José Maurício Barbosa, da Escola Municipal Vitória da Conquista, relatou o que aprendeu. “Aprendi que não é para jogar lixo nas ruas e nos rios, porque entope os canais e não tem como a água escorrer”, afirmou.

Participaram do evento alunos das Escolas Municipais Baha’i, Malê Debalê, do Pescador, Manuel Lisboa, Vinícius de Moraes, Vitória da Conquista e Nova do Bairro da Paz. A próxima visita será dos alunos do núcleo da Boca do Rio das Escolas Municipais Agnelo de Brito, Julieta Calmon, Carlos Murion e o Imeja.

NOVOS UNIFORMES – Na ocasião, foram entregues 400 uniformes para a prática esportiva das escolinhas de futsal, vôlei de praia, tênis e basquete, uma parceira com as empresas Foz do Brasil e a Embasa. “Agradeço a parceira da Foz do Brasil em incentivar as atividades esportivas e afazer com que os alunos tenham consciência ambiental”, comemorou Téo Senna, diretor Geral de Esportes da Secretaria Municipal da Educação (SMED).

O Projeto de Iniciação Esportiva é realizado pela SMED, por meio da Diretoria Geral de Esportes. “A ideia da iniciação esportiva é realizar atividades esportivas e ambientais com os alunos no turno oposto, fazendo com que eles não fiquem na rua e ocupem o tempo de forma sadia e proveitosa”, reforçou Senna.