Alunos comemoram Dia do Estudante e dos Pais com festa

09 de ago de 2012 - dev

A manhã desta quinta-feira (09) foi de grande emoção para Jorgina Machado dos Santos, 17, estudante do 9º ano da Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro de Santa Cruz. Ela venceu o concurso “Soletrando” realizado na unidade e teve a oportunidade de pedir o reconhecimento do nome do pai na sua carteira de identidade.

“Minha estratégia foi manter a calma para conseguir soletrar certo. Eu estava insegura. Tinha dúvida se poderia ganhar. Tem muita gente inteligente aqui na escola, mas isto mostra o ótimo trabalho que está sendo realizado pelos professores”, comenta Jorgina, que ainda aproveitou a presença da Defensoria Pública e pediu ajuda para conseguir colocar o nome do pai na sua carteira de identidade. “Quero ter o direito de ter o nome do meu pai no meu registro. Eu o conheço, mas só tem o nome de minha mãe em minha identidade”, lamenta.

Ela ainda faz parte do grupo de dança que se apresentou com um espetáculo dançante com 20 alunos e que retratou obras literárias do escritor Jorge Amado, em homenagem ao seu centenário (10 de agosto) como: Capitães de Areia, Tieta, Gabriela e País do Carnaval. “Gosto de dançar desde os 10 anos, mas somente este ano entrei no grupo da escola”, explica. O grupo é orientado pela professora de dança, Renilza Ramos, que realizou este trabalho com mais de 120 estudantes do 3º ao 9º ano, durante os três anos que atua na escola.

Quem também não perdeu a oportunidade de pedir o reconhecimento do pai na identidade, mesmo depois dele já ter falecido, foi a estudante do 6º ano Tarciane Oliveira Silva, 14. “Eu conheci o meu pai. Ele morreu antes de me registrar, mas quero poder colocar o nome dele na minha identidade”, revela.

DIA DE FESTA – O dia na escola foi para comemorar o Dia dos Pais, recebendo o projeto da Defensoria Ação Cidadã “Sou Pai Responsável”, com o intuito de sensibilizar os homens e chamá-los à responsabilidade de ser pai, aproximando-os do ambiente escolar e reforçando a parceria escola-família desenvolvida entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e as escolas da rede municipal de ensino. A ação continua nesta sexta-feira (10) e sábado (11).

Os alunos da escola também comemoraram o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, com uma programação de reforço a importância dos jovens na construção do conhecimento, como também e a realização do concurso “Estudante Padrão Teodoro”, que teve como base de avaliação o aluno que mais se esforça para manter um padrão de fardamento, frequência escolar e comportamento. A noite ainda será apresentado o filme “A Revolta do Buzu em Salvador”, do argentino Carlos Pozado, que fala da importância das lideranças populares na mudança do rumo do país.