Alunos comemoram escola reformada e novo material didático

16 de fev de 2016 - Jornalismo

Fotos: Max Haack / Agecom
Os alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, localizada no Vale do Ogunjá, tiveram duplo motivo de comemoração nesta terça-feira (16). Além da reinauguração da unidade, que foi completamente recuperada pela Prefeitura, também foi iniciada pelo prefeito ACM Neto a entrega do material pedagógico Nossa Rede, pioneiro no país por ser construído pelos próprios educadores da rede municipal de ensino e que está sendo distribuído para todas as unidades com Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Com tradução também em Libras, a cerimônia contou ainda com as presenças da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, e das representantes das entidades parceiras do Nossa Rede – Mônica Sâmia, coordenadora do Instituto Avante, e Cybele Amado, presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), além de autoridades e comunidade escolar.
Ao lado dos colegas do 1º ano, Riquelme Santos, de 6 anos, era só curiosidade com os novos livros de Matemática e Português do Nossa Rede. “Gostei muito, é bem legal”, disse, ao ver imagens e elementos que fazem parte do dia a dia da população soteropolitana nas publicações. Já a diretora da escola, Ivone Carlos, era só agradecimento quanto à reforma da unidade e das melhores condições de infraestrutura e de trabalho para alunos, professores e funcionários. “Estamos muito felizes com a iniciativa”.
Evolução – O prefeito ACM Neto destacou que a educação em Salvador evolui a passos largos para se tornar a rede de ensino mais respeitada do país. “Já reformamos mais de 100 escolas desde 2013 e estamos realizando um sonho nosso de ter um sistema pedagógico próprio, que tivesse relação com a rede de ensino e com a realidade dos alunos. E ainda será feito muito mais”, afirmou, ao salientar que em breve serão assinadas ordens de serviço para construção de mais creches e pré-escolas Primeiro Passo e entregas de mais unidades de ensino reformadas.
2016-02-16_Prefeito ACM Neto_Reinauguração Escola Antonio Carlos Magalhães_Ogunjá_Foto Max Haack_Agecom_146
O secretário Guilherme Bellintani relatou as diversas ações na área de educação já desenvolvidas ou em desenvolvimento na rede municipal, como as próprias creches e pré-escolas Primeiro Passo, o programa Arte na Escola, melhoria da qualidade da merenda escolar e elaboração do material pedagógico próprio. “Alfabetizar crianças requer um trabalho muito específico, e o Nossa Rede reflete a cara da nossa cidade. É um projeto que ninguém tira mais, porque pertence à própria comunidade”, pontuou.
Funcionamento e reforma – O projeto Nossa Rede foi produzido por professores da rede municipal e tem novas diretrizes e material inovador. A ação beneficiará mais de 100 mil alunos e também está prevista no programa Combinado, tendo como objetivo a elaboração das novas diretrizes curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O modo como o Nossa Rede foi construído é pioneiro na educação pública brasileira.
A implantação do Nossa Rede vai permitir um alinhamento pedagógico em todas as escolas da rede, que antes tinha vários projetos pedagógicos e este ano passa a ter seu próprio projeto. Com foco na participação e criação colaborativa, o novo material pedagógico foi produzido dentro de uma visão de respeito aos valores das identidades culturais de Salvador e suas peculiaridades.
2016-02-16_Prefeito ACM Neto_Reinauguração Escola Antonio Carlos Magalhães_Ogunjá_Foto Max Haack_Agecom_201
Foram elaborados 80 cadernos pedagógicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assim como demais materiais que farão com que os alunos aprendam da mesma maneira em todas as escolas da cidade. O processo de criação contou com o apoio de parceiros como a Avante, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e Pracatum.
Também parte integrante do programa Combinado, a reforma da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães contou com investimento de quase R$1,2 milhão e a estrutura é composta por dez salas, quadra, biblioteca e parque infantil, dentre outros ambientes. A unidade escolar possui 492 alunos nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).