Alunos da EJA da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz realizam Sarau sobre o Axé Music

01 de nov de 2018 - Jornalismo

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, localizada no Bairro da Paz, apresentaram um Sarau voltado para apresentação da música e da história do Axé Music. Além dos alunos e gestores da instituição, o evento contou com a presença do Gerente Regional de Educação de Itapuã (GRE Itapuã), Gustavo Oliveira, coordenadores pedagógicos, do Rei e da Rainha do Concurso Negro e Negra Malezinho, promovido pelo bloco afro Malê de Balê.

De acordo com os gestores da instituição, a pesquisa sobre o tema começou há cerca de dois meses, com realização de aulões, exibição do documentário “Axé, Canto do Povo de um Lugar” para os alunos, além de realização de oficina de “Mamãe Sacode”, visitação à Casa da Música e ao Teatro Castro Alves para ver de perto a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), para contextualizar o trabalho com música na escola.

Depois disso, cada turma escolheu um artista da música baiana para pesquisar sobre a vida e a obra e, a partir daí, começaram a elaborar as apresentações do Sarau.

AXÉ MUSIC – O Axé é um gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980 e está diretamente ligado ao carnaval de Salvador, uma das mais populares manifestações populares do Brasil. Um dos conceitos que evidenciam o axé é a mistura de ritmos que formam a sua essência. Entre eles, o frevo pernambucano, ritmos afrobrasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros afro-latinos.

Desde o surgimento, o axé foi responsável por apresentar muitos cantores para o mundo no ano de 1987, a palavra “music” foi acrescida a expressão, transformando-se em “axé music”. Os créditos são do jornalista Hagamenon Brito. Segundo ele, a explicação para isso foi a própria universalidade do ritmo, para retratar uma música dançante, sem nenhum tipo de aspiração para o sucesso. Porém, com o impulso da mídia, o axé music rapidamente se espalhou por todo o país.