Alunos da EJA da Escola Municipal Tomaz Gonzaga lançam livro sobre superação

01 de dez de 2017 - Jornalismo

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Tomaz Gonzaga, localizada no bairro de Pernambués, lançaram na quarta-feira (29) o livro “Ubuntu – Nós por nós”. O evento foi realizado às 19h no Auditório Jurandir Oliveira da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.

O livro é resultado do projeto Leitores e Leitoras, desenvolvido entre os meses de julho e dezembro deste ano, e traz histórias de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que em sua maioria trabalharam na infância, abordando principalmente a superação na busca pelo aprendizado e pela realização de seus sonhos.

Sob a coordenação da professora Arielma Galvão, responsável pelo projeto, o trabalho contou com o apoio da gestão, coordenação pedagógica e de toda equipe da instituição. Cerca de 150 pessoas compareceram ao lançamento e a abertura ficou por conta da apresentação do Rapper Uh Neto, do recôncavo baiano.

De acordo com a gestora da instituição, Aline Barreto Meneses, além do projeto físico, o livro representa a capacidade de realização dos estudantes. “Hoje, o grupo percebe que é capaz de realizar muitos sonhos. Nossos alunos tiveram infância e adolescência difíceis, sem recursos e perspectivas e agora, com a estima elevada, foi criada a consciência de que é possível transformar a própria realidade”, comemora.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada a alunos com idades a partir de 15 anos e são oferecidas turmas nos períodos diurno e noturno – das 18h30 as 21h30.