Alunos da EM Fernando Presídio participam de limpeza de praia neste sábado (28)

27 de out de 2017 - Jornalismo

Praia de Tubarão. Foto: Valter Pontes/Secom.

Alunos da Escola Municipal Fernando Presidio, localizada em Paripe, estarão engajados em uma ação de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente neste sábado (28), quando será realizada uma mobilização para limpeza da Praia de Tubarão. O ponto de encontro será no final de linha do bairro de Tubarão, às 7h30.

Além da presença dos estudantes, a ação vai contar a participação de professores, agentes comunitários, pescadores e moradores da região. Biólogos da ONG Lions Clube de Periperi, agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador(Limpurb) e servidores da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis) também estarão presentes no evento.

“Essa iniciativa foi ideia dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Eles observaram que as pessoas que frequentam a praia costumam produzir muita sujeira na areia. Muito material é recolhido pela Limpurb durante o dia ou acaba indo parar no mar”, explica a diretora da Fernando Presidio, Cássia Goes.

Na atividade, os alunos aprenderão na prática as formas corretas de descarte de lixo na praia, além dos impactos negativos que os resíduos jogados na areia e na água trazem para os banhistas e para o ecossistema marinho. Os biólogos apresentarão as características da praia de Tubarão e as espécies marinhas que vivem no local. Além disso, líderes comunitários foram convidados e estão mobilizando a comunidade, convidando pescadores que têm sofrido com a falta de preservação do mar.

A Escola Municipal Fernando Presidio possui 260 alunos que cursam entre 1º o 5º ano do Fundamental I e o programa Se Liga e Acelera. Será a primeira vez que esse tipo de ação acontece na unidade de ensino. “Estamos crescendo nosso projeto de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Todas as ações nesse sentido têm a participação direta dos estudantes. Eles são os protagonistas. Nossa ideia é que todo o aprendizado dado em sala de aula ultrapasse os muros da escola”, completa Cássia.

Texto: Secom.