Alunos da E.M. Professor Carlos Formigli participam de roda de conversa com o escritor paulista Michel Yakini

03 de out de 2018 - Jornalismo

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Professor Carlos Formigli, que atende adolescentes submetidos ao internamento na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador (Case-Salvador), participaram de uma roda de conversa com o escritor paulista Michel Yakini. O escritor e arte-educador, um dos principais nomes do movimento de literatura da periferia em São Paulo, contribuiu com reflexões significativas para os alunos que precisam reconstruir suas trajetórias na sociedade. O encontro foi realizado na manhã da terça-feira (2).

Yakini, que desembarcou na capital baiana para cumprir agenda durante toda esta semana, decidiu que o primeiro compromisso fosse com esses alunos, justamente por serem os verdadeiros personagens das suas histórias. “Essa foi a melhor forma de abrir meus trabalhos aqui em Salvador. A vertente dos meus livros são os jovens periféricos, como eu, que vieram e vivem nas periferias, e eles acabam se identificando. Se veem em mim e eu neles. Estar aqui tão próximo faz quebrar esse paradigma de que a literatura é algo distante para eles”, pontuou o escritor.

O arte-educador ainda destaca o talento e criatividade dos alunos – muitos deles apresentaram textos e composições próprias – e chama atenção para esses talentos que podem ser transformados em uma porta de mudança de tristes realidades. “Acredito que eu estando aqui é como se fosse um incentivo para esses jovens. Eles veem que eu consegui e são impulsionados por minha história a perder o medo e mudarem de vida através da arte”, conta Yakini.

“É uma experiência de diálogo, de envolver os estudantes com o artista e sem dúvidas uma ação pedagógica que tem o sentido de tocar, precaver e promover a reflexão que atravesse a realidade desses jovens, fazendo-os entender a arte como uma outra forma de viver”, afirmou Eliane Silva, vice-diretora da instituição.

Texto: Secom/PMS

Fotos: Bruno Concha/Secom/PMS