Alunos da Escola Maria Quitéria colhem alface da horta escolar

30 de ago de 2017 - Publicidade

Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Maria Quitéria, de Matatu de Brotas, resultou em um momento lúdico e ao mesmo tempo incrementou a alimentação deles de forma saudável. Trata-se de uma horta cultivada pelos próprios alunos. “Todo o processo foi de muito aprendizado e que proporcionou um grande entusiasmo”, afirma a diretora Maria Cristina Sampaio Santos. “Eles ajudaram na construção da horta, no plantio e acompanharam o crescimento das verduras cultivadas. A colheita foi um momento de muita alegria e curiosidade. No final, eles consumiram os produtos que eles mesmo plantaram e ficaram muito felizes por isso. Foi muito gratificante”.

Implantando na unidade escolar em março deste ano, o projeto envolve todas as turmas do Fundamental I e vai além da horta: são trabalhados vários temas e desenvolvidas diversas atividades relacionadas à sustentabilidade. De acordo com a diretora, a ideia surgiu da necessidade de alertar as crianças quanto à preservação do planeta enquanto espaço coletivo e de que cada um tem responsabilidade em fazer sua parte. A coordenadora pedagógica Nericleide da Costa Bonfim destaca as inúmeras possibilidades de aprendizado através do projeto. “Nessa ação, trabalhamos vários conteúdos, desde ciências, meio ambiente, ética, saúde, pluralidade cultural até língua portuguesa, matemática, geografia e história”, explica.

As ações vão até o final do ano e envolvem ainda ampla pesquisa, trabalhos manuais, confecção de informativos e painéis, construção de objetos e utilitários com material reciclado. No final do ano, será realizada uma exposição com toda a produção resultante do projeto.