Alunos da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho participam de oficinas sobre beleza e empoderamento negro

08 de jun de 2018 - Jornalismo

Foram realizadas na quarta-feira (6), na Escola Municipal Deputado Gersino Coelho, mais uma atividade do projeto “Meus Super Heróis Também Podem Ser Negros”. Idealizado pela professora Lorena Bárbara Santos Costa, ganhadora da etapa regional do 10º Prêmio Professores do Brasil e finalista da etapa nacional, a ação tem como objetivo promover uma reflexão sobre as questões raciais, buscando também trabalhar os valores éticos e morais a partir das histórias e filmes que possuem as pessoas negras como protagonistas.

De acordo com a professora Lorena é preciso mostrar às crianças que elas, independentemente da cor da pele, podem estar em qualquer área, qualquer lugar que desejarem.“Vivemos em um mundo em que o racismo ainda pulsa de forma latente em nossa sociedade, e, que as crianças negras precisam ser ensinadas desde muito cedo, que também podem ter pessoas que as represente em todos os segmentos da sociedade, inclusive nas histórias em quadrinhos de super-heróis”.

A atividade realizada nesta quarta-feira (06), teve como principal foco o resgate da autoestima das crianças negras através de oficinas. Para isso, contou com profissionais que atuam especificamente para este público, como a cabeleireira Anna Teles, a turbantista Luciana Costa, a maquiadora Dandara Montenegro, além da trancista e funcionária da unidade escolar Taís Conceição. Durante a atividade as crianças foram ouvidas sobre o que percebem no dia a dia sobre o cabelos, e falaram como se relacionam e enfrentam diariamente o racismo.

Após as oficinas houve um seminário sobre o empoderamento dos cabelos afros e um desfile para dos cabelos e maquiagem produzidos nas oficinas. Na quinta (7), os alunos participaram de um bate papo e performance com o artista plástico Denissena.