Alunos da Escola Municipal Saturnino Cabral visitam Casa do Carnaval

10 de abr de 2018 - Jornalismo

Os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Saturnino Cabral, localizada em Cosme de Farias, tiveram um dia especial na quarta-feira (4). As 31 crianças, com idade entre 9 e 12 anos, foram aprender aspectos da história de Salvador em uma atividade extra-classe no Centro Histórico. Um dos momentos principais do passeio foi a visita à Casa do Carnaval – espaço cultural inaugurado pela Prefeitura em fevereiro deste ano. “Foi maravilhoso. O local é encantador. Foi um momento bastante rico, de muito conhecimento e também de diversão”, avaliou Jaciara Nogueira dos Santos Araújo, diretora da unidade escolar.

Segundo ela, a ideia foi proporcionar aos alunos o contato com locais históricos da cidade, por conta das comemorações dos 469 anos de Salvador. “Lá, fomos falar da história, da cultura, da magia, do encantamento. Trabalhar o conhecimento de forma lúdica e prazerosa”, frisou. Jaciara frisou que a atividade teve, ainda, o objetivo de fortalecer a produção textual, a partir dos momentos vivenciados, e instigar a linguagem oral, no momento de apresentação dos trabalhos.

Para os alunos, foi um dia muito especial e emocionante. “Eu gostei muito. Na Casa do Carnaval, eu gostei das fantasias, das máscaras, as origens do Carnaval e os instrumentos musicais”, disse o aluno Rodrigo Nobre Costa, de 9 anos. Para Clara Beatriz Sampaio de Almeida, de 10 anos, o passeio representou mais conhecimento sobre a história de Salvador. “Foi muito legal ter uma aula diferente, ter conhecido mais sobre a Bahia, sobre Salvador e sobre o Carnaval”.

“Eu li muitos livros na biblioteca da Casa do Carnaval. Nota 10!”, disse Jeferson Machado dos Reis, de 9 anos. Edvaldo Bonfim dos Santos, 9, e Alessandro Silva Santos, 10, disseram que foi um momento de descobertas. Todos ficaram muito entusiasmados com a beleza da Casa do Carnava, os bonecos feitos de cerâmica, o cinema interativo, a música e todas as informações e objetos referentes à festa e à cultura popular.

Saiba mais sobre a Casa do Carnaval, acesse aqui.