Alunos da Escola Municipal Sóror Joana Angélica dão boas vindas à primavera com atividades lúdicas

25 de set de 2018 - Jornalismo

Cerca de 120 estudantes do 1º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Sóror Joana Angélica, em Nazaré, deram boas vindas antecipadas à primavera com muita diversão e aprendizado, nesta segunda-feira (17). A iniciativa faz parte do projeto “Estou Lendo”, desenvolvido pela escola desde 2015.

Cada turma escolheu um suco tropical para apresentar aos demais estudantes, corpo docente e administrativo da escola. Cartazes foram confeccionados para enfeitar a entrada da escola, local onde a apresentação foi realizada. Com chapéus de chef, os integrantes do 2º ano, primeira turma a se apresentar, deram um show de simpatia. Enquanto alguns liam os ingredientes e o passo a passo, outros encenavam o preparo do suco.

No entanto, antes de ir à receita, Elquison Pepe, de 8 anos, deu uma pequena aula: “A Receita é um gênero textual informativo com duas partes bem definidas: ingredientes e modo de preparo. O modo verbal predominante é o imperativo, mas o verbo também pode aparecer na forma nominal infinitivo”.

Os alunos se divertiram com as instruções do suco pesquisado por eles, como se estivessem em um show gastronômico. Cada turma apresentou uma receita: o 1º ano escolheu o suco de frutas, o 2º ano, o de frutas tropicais, o 3º ano optou pelos frutos vermelhos e o 4º ano, pelo detox.

Experiências – Antes da apresentação, eles já tinham colocado a mão na massa, ou melhor, nos frutos. “A atividade envolve uma série de experiências: a postura para falar em público no microfone, a habilidade de pesquisa e leitura, as atitudes de interação e de troca de conhecimento. Trata-se de uma aprendizagem significativa”, opinou a professora do 3º ano, Raquel Hermida.

Segundo o gestor da escola, Alexsandro Palma, o projeto este ano homenageia a primavera. “A proposta é celebrar o mês de setembro. A gente sempre ornamenta a frente da escola, e a atividade também teve o objetivo de fazer com que as crianças se envolvessem nessa ornamentação. Foi muito satisfatório ver que os alunos se empenharam e aprenderam, a partir da vivência, sobre esses gêneros textuais importantes, que são a receita e o cartaz”, afirmou.

Texto: Secom/PMS

Fotos: Bruno Concha/Secom/PMS