Alunos da Escola Teodoro Sampaio se preparam para a segunda fase da OBMEP

14 de set de 2017 - Publicidade

A Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, realizou nesta quinta-feira (14) uma aula especial de preparação dos alunos classificados para a segunda etapa da 13ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os professores Silas Eduardo Fernandes e Adílio Livramento Santos revisaram conteúdos, aplicaram exercícios de fixação e deram dicas diversas, entre elas manter a calma e não ter medo de errar. “Matemática tem que ser exercitada sem medo de errar, porque é com a prática, o treinamento, os erros e acertos que a gente aprende”, alertou Fernandes, durante a aula.

Foram cerca de 80 minutos de revisão, com muito conteúdo e explicações detalhadas. “Os alunos estão muito focados, animados com a Olímpiada e felizes por terem conquistado a classificação na primeira prova”, diz Santos. Para os professores, a disposição e empenho dos alunos são muito gratificantes. “Esse tipo de iniciativa, como a OBMEP, traz bastante incentivo aos estudos. A prova é muito estimuladora e ao mesmo tempo proporciona um novo olhar para a matemática, desperta o interesse e a paixão”, dizem os professores.

Nesta edição, a Teodoro Sampaio é uma das escolas municipais com maior número de alunos classificados para a segunda fase da OBMEP. São 43 estudantes: 28 que concorrem no nível 1, voltado ao 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, e 15 no nível 2, direcionado ao 8º ou 9º ano. “É uma satisfação muito grande ver nossos alunos conquistarem um resultado tão importante. Isso é fruto de ações conjuntas da escola, através dos professores, da diretora e vices, da coordenação, e do esforço e dedicação desses alunos”, afirma Márcia Teixeira, coordenadora.

Ela destaca que a aula especial de reforço foi viabilizada graças à atuação da diretora Maria de Lourdes Torres e das vice-diretoras Ana Cláudia Nepomuceno e Eugênia Sampaio. “Além, é claro, da disposição dos nossos professores de matemática”, frisa.

A prova está marcada para sábado (16) a partir das 14h30. A rede municipal de Salvador será representada por 978 alunos de 45 escolas. Desses, 608 estudantes concorrem no nível 1 e 370 no nível 2. A Obmep tem como objetivo estimular o estudo da matemática desde o início da vida escolar, além de revelar novos talentos para a área. O resultado final será conhecido no dia 22 de novembro.