Alunos da Municipal Julieta Calmom recontam história da Boca do Rio

12 de set de 2009 - dev

Mais de 300 estudantes da Escola Municipal Julieta Calmon foram às ruas da Boca do Rio para recontar a história do bairro. Com cartazes, faixas e alegorias, os alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, participaram ontem (11) do desfile público “A Nossa Escola Reconta a História da Boca do Rio”, que destacou as mudanças no progresso sociocultural em torno da unidade escolar, desde a evolução do bairro até os dias atuais.

A atividade faz parte do Projeto Meio Ambiente, desenvolvido este ano na unidade escolar. Para a diretora da escola, Ednalva Ramos, o desfile foi de fundamental importância para os alunos, permitindo que eles conheçam a história do bairro onde estudam e entendam as mudanças ocorridas ao longo do tempo no local.

Professores, coordenadores, alunos, pais e a comunidade se envolveram no desfile, que foi puxado pela fanfarra dos colégios Monsenhor Manuel Barbosa e Georgina Ramos da Silva, ambos estaduais. Os alunos se dividiram por alas representadas por baianas, colônia de pescadores, representações de rios antigos e do meio ambiente, todas voltadas para a evolução do bairro da Boca do Rio. O Grupo Cultural Forró Lêlê, com integrantes da comunidade, também animou a festa com seus bonecos gigantes.

Conhecido como Mestre Gaguinho, José Raimundo Coutinho, morador da Boca do Rio há mais de 40 anos, fez questçao de acompanhar os estudantes tocando seu pandeiro. “É bonito ver essa criançada andando, brincando e tentando conscientizar a sociedade por estas ruas que já foram de barro”, disse.Temáticas do cotidiano, que já vêm sendo trabalhadas em sala de aula, como a gripe A, dengue e a preservação ambiental, também foram abordadas pelos estudantes durante o desfile.