Alunos da Municipal Pau Miúdo dão show de poesia e arte

12 de dez de 2011 - dev

Os colaboradores da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), foram surpreendidos na manhã desta segunda–feira (12) por alunos de teatro da Escola Municipal do Pau Miúdo, que sussurraram poesias nos ouvidos de todos e espalharam alegria. Música ambiente e bolas de sabão deram um toque ainda mais especial ao momento.

A ação faz parte do Projeto Sussurros Poéticos, que tem o objetivo de estimular o gosto dos pequenos pela leitura e fazer com que eles transmitam esse gosto, transformando-os em contadores de histórias e em incentivadores de leitura, levando poesia e arte sob um novo olhar e um novo modo de recitar.

“Esse trabalho teve a duração de seis meses e serviu para incentivar a leitura, o gosto pelo poema e aprender a falar baixo, além de transformar o ambiente mais tranquilo, calmo”, explicou o professor de teatro Fernando Lopes.

O trabalho surgiu da proposta da doutora em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Lícia Beltrão, em sussurrar poesias através de tubos em Salvador, que já vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem – Geling da UFBa. Poemas de Vinicius de Moraes, Mário Quintana e Roseanna Murray foram declamados pelos alunos através de tubos.

Encantado com a ideia e atuação dos alunos, o secretário João Carlos Bacelar aproveitou o momento e retribuiu a alegria proporcionada pelo grupo anunciando a reforma geral da unidade.