Alunos da Padre José Anchieta celebram Dia Nacional do Ensino da Música

03 de jun de 2016 - Jornalismo

O Dia Nacional do Ensino da Música – data celebrada em todo o País no dia 4 de junho -, foi comemorado em grande estilo na manhã desta sexta-feira (3), na Escola Municipal Padre José Anchieta (Federação) com apresentação do espetáculo cênico musical “A Casa de Brinquedos”, elaborado por alunos do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental e professores.

A apresentação também marcou o encerramento do semestre do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) da UFBa, marcando a despedida dos estagiários da Escola de Música da instituição. A festa da música reuniu aproximadamente 200 crianças de 6 a 13 anos, além de familiares, professores e demais funcionários da escola municipal.

Aluno do 4º ano, Cauã Fernandes dos Santos, 9 anos, esperava ansioso a hora de entrar em cena para tocar percussão. “Adoro as aulas de música. As atividades que a pró faz com a gente são muito legais”, revelou. Assim como ele, todos os alunos tiveram a oportunidade de se apresentar, seja cantando, tocando, recitando versos ou representando brincadeiras infantis.

Dia Nacional do Ensino da Msica_Colegio Municipal Padre Anchieta 34

Para a professora de música e coordenadora da disciplina na escola, Isabela Rêgo, o ensino da música abre muitas possibilidades para a criança. “A música por si só já é inclusiva porque ela é uma linguagem universal. Temos uma aluna do 1º ano, diagnosticada com transtorno global de desenvolvimento, que ama estar na aula de música. É uma criança que de fato tem uma desorganização, mas na hora de cantar, ela se inclui, e no ambiente da música ela se torna igual”, relata a professora.

Para a apresentação alguns instrumentos foram construídos pelos próprios alunos com ajuda dos professores e pais, a exemplo dos de percussão criados a partir de colheres, baldes e garrafas pet. Entre os instrumentos tradicionais, o destaque foi à apresentação da música Alecrim Dourado, por um grupo de flautas formado pela turma do 1º ano.

São ações dessa natureza que fortalecem Salvador como uma cidade que tem na música um importante elemento de inclusão social, e que deram à cidade o título de Cidade da Música da Rede de Cidades Criativas da Unesco, entregue oficialmente ao prefeito ACM Neto pela coordenadora de Cultura da UNESCO Brasil, Patrícia Braz, essa semana.

Dia Nacional do Ensino da Msica_Colegio Municipal Padre Anchieta 42