Alunos da rede municipal assistem palestra de esportista

26 de set de 2007 - dev

Antonio Luiz Diniz

Vítima de preconceito racial, quando tinha 12 anos e estava começando a jogar basquete na Associação Atlética da Bahia, o ex-atleta olímpico Gilson Trindade, que defendeu a Seleção Brasileira durante 15 anos, iniciou ontem (terça-feira) uma série de palestras com alunos da rede municipal de ensino, falando de sua experiência esportiva e do esporte como ferramenta da inclusão social.

As palestras são promovidas pela coordenação do Programa de Educação Esportivas da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) e faz parte da política de incentivo da prática do esporte entre os jovens atendidos pelos alunos da escolas do município, implantada pelo secretario Ney Campello. No primeiro dia de palestras foram atendidos alunos das escolas Clériston Andrade, Arlete Magalhães, Municipal de Pituaçu, Joir Brasileiro, Fazenda Coutos, Carlos Novarese, Cidade de Jequié, Maria Constança, Olga Figueiredo, Hilberto Silva e Municipal de Palestina.

Gilson Trindade é baiano, estudou sempre em colégios públicos e, depois de ser barrado na Associação Atlética, por ser negro, terminou sendo levado por um amigo para o Clube de Regatas Itapagipe, onde trabalhou com o técnico Nelson Nascimento. Depois passou três meses no Rio, levado pelo famoso técnico Kanela. Em seguida, retornou a Salvador porque seus pais não queriam que ele ficasse longe da família. Aos 14 anos, terminou indo para São Paulo, jogar no São Paulo. Aos 15 foi convocado para a Seleção Brasileira Juvenil, e aos 16 foi chamado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira principal.

Além de falar de sua trajetória esportiva, Gilson abordou a importância da prática esportiva na vida de um jovem, mostrando que todo bom atleta deve ser também bom aluno. “A escola é fundamental na vida de qualquer cidadão. É preciso se fazer uma reflexão sobre os objetivos e encarar todos os desafios com responsabilidade”.

Ele destacou três palavras que são decisiva na carreira de um jovem que pretende ser vitorioso em qualquer área. “Disciplina, dedicação e determinação. São três ‘D’s que determinam o futuro de qualquer pessoa. Foi usando este fundamento que eu consegui ser um atleta vitorioso, conhecer o mundo, ter dois diplomas de nível superior e uma pós graduação”.

A narrativa de Gilson emocionou a todos os alunos, principalmente quando ele falou da importância dos professores em sua vida. “Não só o professor de Educação Física, porque eu praticava esporte, mas todos os professores contribuíram na minha formação. Por isso, eu tenho carinho muito especial por todos eles”.