Alunos da rede municipal de ensino têm sucesso na Olimpíada Brasileira de Física

18 de out de 2007 - dev

Sessenta e cinco estudantes do Ensino Fundamental (8ª Série) das escolas municipais de Salvador foram aprovados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), um projeto da Sociedade Brasileira de Física, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O processo de seleção ocorre até 24 de novembro, com provas teóricas e experimentais.

Além de avaliar o aprendizado, a avaliação busca despertar e estimular o interesse pela Física e pela ciência em geral, proporcionando desafios aos estudantes e aproximando as universidades dos ensinos Médio e Fundamental.

Em todo o Brasil, participam da Olimpíada 45.00 alunos, sendo 13.500 na Bahia. No estado, a olimpíada é executada pelo Instituto de Física da UFBa, com a participação da UNEB, UEFS, UESB, UESC, UNIVASF e UFRB.

Dentre as escolas da rede municipal que participam da Olimpíada, algumas se destacaram por terem o maior número de aprovados na primeira fase. A Escola Municipal Dona Arlete Magalhães, com onze aprovados, por exemplo, segundo a diretora, Marlene Marinho, teve esse grande êxito através da parceria com o Projeto Sangari, “que proporcionou para nossos alunos a prática dos assuntos vistos em sala de aula”, afirmou.

A OBF seleciona e prepara equipes para representar o Brasil na Olimpíada Ibero-americana de Física, que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha e a Olimpíada Internacional de Física, da qual participam 80 países de todo mundo.