Alunos da Rede Municipal desenvolvem robôs para portadores de necessidades especiais

17 de ago de 2005 - dev

Alunos da Rede Municipal desenvolvem robôs para portadores de necessidades especiais

No próximo dia 21, entre 8h00 e 17hoo, no Ginásio do Colégio ISBA(Ondina), alunos da rede pública municipal e da rede particular participam da etapa regional do II Campeonato Nacional de Robótica, promovido pela Lego em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura. Este ano o tema do Campeonato é No Limits, onde os estudantes são desafiados a pesquisar e criar dispositivos para auxiliar na locomoção dos portadores de necessidades especiais, usando o material LEGO Mindstorms.

Cada time terá que construir e programar um robô voltado para as necessidades específicas de pessoas que encaram desafios físicos. As equipes pesquisarão e apresentarão soluções tecnológicas de robótica para ajudar indivíduos em sua comunidade a executar ações do dia-a-dia que muitas pessoas executam com dificuldade

Formadas com, no mínimo, seis estudantes e, no máximo, dez, (sendo a faixa etária de 10 a 15 anos) e um responsável pelo grupo (maior de 21 anos, nomeado como tutor), as equipes terão 2,5 minutos (dois minutos e meio) para executar a maior quantidade de desafios e participarão de 2 rounds, ou seja, cada grupo terá duas oportunidades de executar o maior número provas.

Nesta etapa regional, 18 equipes participam da disputa e Escolas de Feira de Santana e de Maceió também estarão presentes. As 05 primeiras colocadas participarão do II Campeonato Nacional de Robótica FLL Brasil, entre os dias 06 a 11 de setembro de 2005 , em São Paulo. A rede municipal participa com 3 equipes, todas da Escola Municipal Carlos Novarese.

A etapa regional conta com o apoio do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR).