Alunos da Rede Municipal participam do Festival de Capoeira

26 de nov de 2010 - dev

Cerca de 500 alunos de dez escolas municipais participaram na tarde de hoje (26) do Festival de Capoeira das Escolas Municipais na Praça Campo Grande. O evento, que é realizado desde 2006 pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através do Programa de Educação Esportiva, tem como objetivo ampliar e fortalecer a integração e inclusão social não só das crianças e jovens, mas também dos adultos e idosos.

“A comunidade é muito parceira com a Secult e contribui bastante para a concretização de projetos como este. Atualmente, na Rede Municipal, 50 escolas já oferecem aulas de capoeira no horário oposto às aulas, o que representa uma média de três mil alunos da educação infantil ao 9º ano praticando o esporte.”, ressaltou Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult.

A diretora da Escola Municipal da Cidade Nova, Luciene Lima, falou da importância de incluir a arte nas escolas. “As aulas começaram em maio e desde então só temos percebido melhoras nas frequências escolares e nos aprendizados. As crianças se sentem mais motivadas com o estudo”, disse.

Aluna desta mesma escola, Francine Santos, 9 anos, confirmou o depoimento da diretora e disse estar muito feliz com as aulas de capoeira. “Agora eu se minto mais animada para ir para escola. Fico mais tempo com meus colegas me divertindo e aprendendo coisas novas”, contou.

Participaram do evento as escolas Municipal do Pau Miúdo, Municipal da Cidade Nova, Municipal São Gonçalo do Retiro, Municipal Tomaz Gonzaga, Municipal Antonio Carlos Magalhães, Municipal Parque São Cristóvão João Fernandes da Cunha, Municipal Juarez Góes de Souza, Municipal Dom Francesca Leite, Municipal Jandira Dantas Costa, Municipal Cidade de Itabuna.

A programação incluiu apresentação individual das unidades, roda de capoeira com os mestres e uma grande roda com todos os alunos e mestres e o encerramento foi ao som do berimbau, atabaque, pandeiros e muitas palmas.