Alunos da rede municipal participarão do Prêmio Zumbi dos Palmares

12 de jul de 2005 - dev

Através de uma parceria com a Editora Oceano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura lançou, através de portaria publicada no dia 11 de julho no Diário Oficial do Município, o Prêmio Zumbi dos Palmares. Esta iniciativa consiste na seleção das melhores redações dos alunos da rede municipal de ensino sobre Zumbi dos Palmares e sua contribuição no processo de formação da sociedade brasileira e na luta dos negros por igualdade, liberdade e justiça.

Os candidatos serão distribuídos nas categorias Mirim (3ª, 4ª e 5ª séries) e
Juvenil (6ª, 7ª e 8ª séries). Estão aptos a concorrer ao prêmio todos os alunos das 363 escolas da rede que tenham, comprovadamente, a freqüência regular (comparecimento a pelo menos 75% das aulas). Até o dia 19 de agosto, serão encaminhados às Coordenadorias Regionais (CRs) os melhores textos produzidos pelos alunos. Os textos vencedores de cada unidade escolar irão compor a coletânea “Prêmio Zumbi dos Palmares de Literatura”.

A comissão julgadora emitirá o resultado baseada nos seguintes critérios:
pertinência ao tema proposto; coerência e coesão; observação da estrutura da modalidade textual desenvolvida; avaliação gramatical e ortográfica e criatividade e originalidade.

Dentre os textos selecionados em todas as escolas, será formada uma Comissão Julgadora para escolher os melhores textos. Seis alunos vencedores e seus professores participarão em 20 de Novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) de uma solenidade de premiação que contará com as presenças do prefeito João Henrique e da secretária Maria Olívia Santana. Além da divulgação de seu texto, o primeiro lugar será contemplado com um computador, uma enciclopédia e uma viagem à Serra da Barriga, em Alagoas, onde estava localizado o Quilombo dos Palmares. O segundo e o terceiro lugar receberão um computador e um dicionário.

Cronologia da resistência

O Quilombo dos Palmares teve início em 1600, fundado por negros que fugiram do trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco. Em 1630, após terem invadido o Nordeste brasileiro, os holandeses tentaram aniquilar o quilombo, e assim como os portugueses, falharam. Em 1655, nasceu no quilombo Zumbi, que foi aprisionado por soldados ainda criança. Em 1670, ele fugiu e regressou ao Quilombo dos Palmares. Em 1675, na luta contra os soldados portugueses comandados pelo sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revelou-se grande guerreiro e organizador militar. Em 1680, Zumbi comandou a resistência contra as tropas portuguesas. Em 1694, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandaram o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares. Embora ferido, Zumbi conseguiu fugir. Já em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi denunciado por um antigo companheiro, localizado, preso e degolado.