Alunos da Rede Municipal recebem menção honrosa em premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

29 de jul de 2018 - Jornalismo

Os alunos Maicon Ferreira e Milena Santos, da Escola Municipal de Pituaçu, Felipe Neiva, da Escola Municipal Teodoro Sampaio, e Iago Silva dos Santos Santiago, da Escola Municipal Visconde de Cairu, na solenidade de entrega da premiação.

Oito alunos da Rede Municipal de Salvador receberam menção honrosa na premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP – 2017), que ocorreu nesta sexta-feira (27), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, o projeto é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Milena Silva Santos e Maicon Ferreira Lima dos Santos, da Escola Municipal de Pituaçu; Vinicius da Hora de Santana e Felipe Macedo Neiva, da Escola Municipal Teodoro Sampaio; Iago Silva dos Santos Santiago, da Escola Municipal Visconde de Cairu; Ludmila Nunes da Silva, da Escola Municipal Governador Roberto Santos; Raphael de Jesus Gramosa, da Escola Municipal Jorge Amado; e Luiz Felipe Geam Batiani Cafe, da Escola Municipal de Periperi, foram os alunos classificados na OBMEP. Eles concorreram com estudantes de Salvador e de municípios como Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista, obtendo pontuação acima da média.

Edna Rodrigues, gerente de Currículo da Secretaria Municipal da Educação (Smed), representou o secretário Bruno Barral na solenidade. Ela destacou a importância do prêmio e a conquista dos alunos e professores. “Ofertar aos alunos das escolas públicas conhecimentos matemáticos, buscando a descoberta de talentos e oportunizando a todos que sejam premiados de forma igualitária aos alunos das escolas particulares é uma questão de motivação e incentivo para os envolvidos continuarem e alcançarem a medalha de ouro”, disse. “Parabenizo os premiados, os professores que incentivaram e as famílias que apoiam e se orgulham pelo sucesso dos estudantes”.

A diretora da Escola Municipal de Pituaçu, Iracema Paixão, comemorou a conquista dos alunos. “Eu vejo essa conquista como fruto do trabalho coletivo e também da disponibilidade, profissionalismo, dedicação e persistência do professor de matemática André Ribas, que por vários dias, dedicou seu tempo para dar treinamento, incentivar e estimular os alunos”, detalha. Também esteve presente à cerimônia, o gerente regional de educação de Itapuã, Gustavo Ferreira de Oliveira.

OLIMPÍADA – Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas bem como incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. A OBMEP visa ainda contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.