Alunos da rede municipal são aprovados no Cefet

14 de jan de 2007 - dev

O primeiro curso preparatório para o CEFET, o Pré-Cefet, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), obteve um excelente resultado no concorrido vestibular do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), aprovando 37 alunos da rede municipal de ensino. Estes estudantes que completaram a 8ª série do Ensino Fundamental em uma das escolas municipal participaram do Pré-Cefet, a fim de conseguirem uma vaga em um dos cursos tecnológico.

Em 2006, o curso foi realizado no período de 26 de julho a 01 de dezembro, totalizando cerca de quatro meses, o que não impediu o sucesso dos alunos. O curso foi ministrado em cinco centros, localizados em bairros diferentes da cidade, sendo que em cada um deles funcionava uma turma pela manhã e outra pela tarde, totalizando 10 turmas, que beneficiou 414 estudantes. Cada um destes centros atendia a regionais diferentes dentro da distribuição das escolas municipais por região.

Este ano, o curso poderá ser iniciado em abril, sendo que em março ocorrerá a seleção dos alunos, através das diretoras das escolas municipais que oferecem 8a. serie. O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, declarou que pretende dobrar o número de alunos atendidos no ano de 2007, ou seja, o Programa deve passar a contar com 800 alunos.

O Pré-cefet faz parte do Portal de Inclusão, programa que visa melhorar a formação dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, através da oferta de um curso semi-presencial de reforço escolar para alunos da 8ª. série, com o objetivo de criar novas opções para o ingresso no ensino médio e para a educação profissional. As aulas ministradas têm carga horária de 20 horas-aula semanais, dividas entre presenciais e aulas à distância, com duração de 50 minutos cada, nos meses de julho a dezembro de 2006. As aulas à distância são realizadas com a utilização de modernos recursos da tecnologia da informação, tendo por base a estrutura da Uniced, visando, ao mesmo tempo, incluir sócio-digitalmente e promover o reforço da aprendizagem.

Segundo o secretário Ney Campello, o Portal de Inclusão oferece vários benefícios aos estudantes da rede municipal, como melhoria da capacitação dos alunos do ensino fundamental e melhoria das suas condições de ingresso no ensino médio e no ensino técnico de nível médio; aumento da empregabilidade de jovens oriundos de famílias de baixa renda e de jovens vitimadas pela discriminação racial e formação de mão-de-obra competitiva para ocupação das vagas de emprego na Região Metroplitana de Salvador.

Lista de Aprovados do Exame de Seleção dos Cursos Técnicos
Integrados ao Ensino Médio – Unidade de Salvador

Eletrotécnica – Salvador
FILIPE CONFORTI DA SILVA
LUCAS CALIXTO DE ALMEIDA
TONI JEFFERSON ALVES DOS SANTOS

Eletrônica – Salvador
ANA CARLA DOS SANTOS DE JESUS
ESTELA ROZENO DOS SANTOS
FELIPE MARQUES CARVALHO DOS SANTOS
FERNANDA SANTOS JESUS
JULIANA DA CONÇEIÇAO SANTOS
KELLY AMANDA PINHEIRO SILVA
LAIANA CONCEIÇAO SANTOS REIS
POLIANA DA SILVA FERREIRA
RAFAELA CARVALHO DOS SANTOS

Automação e Controle Industrial – Salvador
FABIANA CONCEICAO ROCHA
JESSICA DA SILVA NUNES
LUCAS RODRIGUES DE ARAUJO
LUCIMERO DOS SANTOS FARIAS
MAIARA SOUZA MONTEIRO DOS SANTOS

Manutenção Mecânica Industrial – Salvador
CAROLINE SILVA DE ARAÚJO
DEIVISSON DOS SANTOS DIAS
ELIELSON COSTA DE SOUZA
FELIPE FERREIRA DA SILVA
JAILTON JOSE DA SILVA
JULIO CESAR COSTA NUNES
LAISA SILVA SANTOS
LEON DENIS LIMA DA SILVA
NICOLE CONCEIÇÃO PENHA
VITOR ALEX COSTA DOS SANTOS

Operação de Processos Industriais Químicos – Salvador
ANA FLAVIA SAPUCAIA

Análise Química – Salvador
CAMILA DA SILVA SANTOS

Geologia – Salvador
DANIEL DOS SANTOS
JOANA SANTOS SANTANA
TAMIRES VIEIRA DA SILVA
Turismo – Salvador
DANIELE BITTENCOURT DA SILVA
ISADORA DALTRO ASSIS DE MOURA
PAULA DAMARCENO DA CONCEICAO
TAMIRIS OLIVEIRA SILVA

Refrigeração – Salvador
DANILO LOPES SUOZA