Alunos da Rede Municipal são premiados no I Concurso Biográfico Artístico Educativo Professor Adroaldo Ribeiro Costa

23 de abr de 2018 - Jornalismo

A Hora da Criança realizou na sexta-feira (13) a cerimônia de entrega dos prêmios do I Concurso Biográfico Artístico Educativo Professor Adroaldo Ribeiro Costa.  Voltado aos alunos matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) das escolas municipais de Salvador, o concurso premiou os três melhores trabalhos originais e inéditos produzidos por categoria. O tema do concurso foi a biografia de Adroaldo Ribeiro Costa, em comemoração ao centenário dessa personalidade baiana que teve atuação em vários segmentos da sociedade, na educação e cultura, teatro, jornalismo e esporte.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário Municipal da Educação, Bruno Barral, a diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, o coordenador da unidade da Hora da Criança, Mateus Russo, parentes do homenageado, colaboradores e alunos.

O secretário Bruno Barral deixou uma mensagem para alunos e convidados. “O futuro a gente precisa fazer, investindo em Educação, numa Educação pública de qualidade. E o futuro está aqui também, nesse tipo de projeto, que estimula a pesquisa, a criatividade, e que investe na diversidade, na construção de cidadãos conscientes e na construção de uma sociedade menos desigual e mais desenvolvida”, disse Barral.

O evento teve várias apresentações, como o balé infantil da unidade escolar, depoimento de um pai que falou da felicidade em ter os filhos matriculados na Hora da Criança, um recital da carta feita pelo Cineasta Glauber Rocha para o professor Adroaldo Ribeiro encenada pelo aluno Samuel Souza de 12 anos. Em seguida, foi realizada a entrega dos prêmios.

As categorias premiadas foras as de história em quadrinhos (HQ), produção de desenhos e curta-metragem.

Andressa Santos, 11 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Senhora Santana foi a ganhadora na categoria HQ, disse que foi muito gratificante fazer esse trabalho. “Estou muito feliz por ter feito essa história em quadrinhos e descobrir mais sobre a vida dele. Foi gratificante, me diverti muito”, disse.

A turma da escola municipal Olga Figueiredo ganhou em primeiro lugar na categoria curta-metragem. “Esse foi um trabalho interessante ser feito, falar de uma pessoa tão importante quanto o professor Adroaldo, conhecer mais sobre a vida dele, sobre a Hora da Criança. E trabalhar em equipe ficou ainda melhor, pois pudemos nos dividir nas tarefas. Eu vou levar essa experiência para minha vida e acredito que meus amigos também”, contou Luis Carlos dos Santos Lopes, de 13 anos, aluno do 7º ano, um dos integrantes da equipe.

Mateus Russo, coordenador da Hora da Criança, falou da importância em participar e gerir hoje a unidade. “É um prazer enorme estar como coordenador dessa unidade, é como falar de minha vida. Esse foi o primeiro concurso da biografia do professor Adroaldo, foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), e, juntos, construímos um roteiro, um regulamento, um edital. Tudo foi todo pensado nos mínimos detalhes: como seria e o que  cada idade poderia apresentar; as possibilidades que as crianças poderiam trazer e mostrar nessa homenagem ao professor Adroaldo”, disse, destacando a parceria com a Smed. “Foi uma longa caminhada e hoje estamos finalizando com louvor, com uma festa linda, essa homenagem ao professor Adroaldo”, finalizou.

A proposta educacional da Hora da Criança é a de atender as crianças em tempo integral. O professor Adroaldo Ribeiro quando pensou no projeto, inconformado com a educação formal onde o aluno teria que estar em sala de aula, com um quadro, um professor, quis quebrar toda essa ideia e trouxe um conceito novo onde o lúdico, a arte pode trazer uma educação de qualidade para as crianças.

Clique aqui e confira o nome de todos os ganhadores.

n

n