Alunos da Rede Municipal se destacam na Olimpíada Brasileira de Robótica

27 de jul de 2018 - Jornalismo

Cinco alunos da Rede Municipal de Educação de Salvador se destacaram e receberão medalhas pelo desempenho na prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em junho. Os estudantes das Escolas Municipais Graciliano Ramos e Francisca de Sande foram inscritos na Olimpíada por Carlos Sales, fundador da empresa de Natural Tecnologia, voltada para conhecimento tecnológico, esporte e cultura e que ministra aulas de robótica no Subúrbio 360, localizado no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades ocorrem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas, que podem ser realizadas por estudantes de todo o Brasil. De acordo com o professor Carlos Sales, os alunos participaram apenas da fase teórica devido à faixa etária deles. “Os alunos que participam das minhas aulas têm idades entre 9 e 11 anos e não teriam como participar no nível de provas práticas. Por isso, eu os inscrevi no nível teórico. Cerca de dez alunos fizeram a avaliação e tivemos resultados excelentes, com essas cinco melhores posições e um deles, inclusive, alcançou a nota máxima”, comemora.

Os alunos que conseguiram as melhores posições foram: Gabriel Santos Silva, que obteve nota máxima de 100 pontos, Breno Santos Rodrigues, Alisson Nery de Brito S.Bastos, Mateus Henrique Araujo Alves (todos da Escola Municipal Graciliano Ramos) e Daniel Cardoso dos Santos (da Escola Municipal Francisca de Sande). Todos receberão medalhas nas próprias unidades de ensino onde estudam.

As aulas de robótica são realizadas na Escolab do Subúrbio 360 às terças e quintas-feiras, sempre à tarde. Apesar dos alunos terem realizado a prova teórica, o professor Carlos Sales enfatiza que as aulas são 100% práticas. “Para a prova, nós treinamos através de simulados, mas no dia a dia, foco no uso de placas de desenvolvimento (arduino), uso de leds, motores, sensores e realidade virtual”.