Alunos da rede municipal vão a Espanha participar do Acampamento da Paz

22 de set de 2009 - dev

Quatro alunos da rede municipal de ensino foram selecionados para participar em Barcelona, na Espanha, do Acampamento da Paz. A ação, que tem como objetivo promover a criação de uma comunidade ativa na luta pela paz, está sendo impulsionada pelo Fórum Universal das Culturas, através das Secretarias de Relações Internacionais e da Educação. O primeiro grupo de estudantes viaja nesta quarta-feira (23) e retorna no dia 05 de outubro.

O Acampamento da Paz é um espaço de trabalho existente desde 2004, onde meninos e meninas de diferentes cidades se reúnem por dez dias para falar dos problemas que lhes preocupam, para conhecer, compartilhar e discutir as opiniões e encontrar pontos em comum que os ajudem a viver em um mundo melhor e mais justo, onde os conflitos podem ser resolvidos sem violência.

De acordo com a educadora Guta Bastos, responsável pela preparação da viagem, os jovens, na faixa etária de 13 e 14 anos, foram preparados com oficinas de formação geral e aulas de espanhol para estarem aptos a participar do encontro que possibilitará aos alunos a participação de debates, oficinas, jogos e atividades lúdicas.

“Junto com outros adolescentes de diferentes nacionalidades eles trabalharão os temas diversidade cultural, erradicação de pobreza, luta contra AIDS, acesso ao conhecimento, imigração e sustentabilidade”, explicou Guta.

Os alunos escolhidos para participar da ação foram selecionados devido ao bom desempenho escolar, terem participado do projeto Agenda 21 (promoção ao meio ambiente), serem criativo, comunicativos e terem espírito de liderança.

“Estou muito feliz. Com certeza esta será uma oportunidade única na minha vida, pois vou conhecer uma nova cultura, conhecer outro país e novas pessoas”, disse a estudante da Municipal Professor Alexandre Leal Costa, Vivian Lutgard.